Cultura & Lazer Titulo
Espaço é nobre no Grande ABC
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
26/11/2010 | 07:42
Compartilhar notícia


A Pinacoteca de São Bernardo é um dos pontos culturais mais nobres da cidade e de todo o Grande ABC. Considerado o maior espaço para exposições permanentes da região, o local se consolida após 30 anos de atividades e mostra força ainda maior um ano depois de sua reabertura.
Criada em projeto em 1975 e instalada para funcionamento em 26 de novembro de 1980, a Pinacoteca guarda em seu acervo atual colagens, esculturas, pinturas e gravuras, totalizando 1.170 obras de cerca de 452 artistas - sendo 160 deles da região - de diferentes estilos e nacionalidades. Trabalhos de nomes como João Suzuki, Maria Bonomi, Leonello Berti, Paulo Chaves, Angelo Simeone, Alfredo Volpi, Eugênio Prati, Pierino Massenzi e Aldemir Martins podem ser encontrados nas mostras que ocorrem em sua ativa programação gratuita para o público da cidade e de toda a região.
Quem toma conta do espaço no Jardim do Mar é João Delijaicov Filho, curador da Pinacoteca desde o início, quando a iniciativa contava apenas com cerca de 50 trabalhos.
"Sou responsável por um acervo que tem valor maior do que a própria Prefeitura", afirma o curador. "Temos um espaço invejável com obras que poucas pessoas têm acesso. As pessoas não têm ideia do valor da Pinacoteca."
Hoje, o prédio tem função multiuso, abrigando sessões de cinema do Cineclube Photogramas, dois amplos espaços expositivos, um laboratório fotográfico e centenas de livros que recheiam a sala da Biblioteca de Arte. Um jardim de esculturas especialmente selecionadas recepciona os visitantes na parte externa.
A Pinacoteca está localizada na Rua Kara, 105, Jardim do Mar - como parte do complexo da Cidade da Criança - e funciona de terça a sábado, das 9h às 17h, sendo que às quintas-feiras as portas ficam abertas até as 20h30. Telefone de informações é 4125-4755.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;