Política Titulo
Pesquisa aponta Morando como favorito
Rita Donato
Do Diário do Grande ABC
28/06/2008 | 07:02
Compartilhar notícia


Na véspera da convenção do PSDB de São Bernardo, o pré-candidato do partido, deputado estadual Orlando Morando, é apontado como favorito na disputa à sucessão do prefeito William Dib (PSB). Pesquisa realizada pelo Instituto Data Kirsten mostra o prefeiturável em primeiro lugar com 34,9%, dez pontos acima do segundo colocado, o deputado estadual Alex Manente (PPS): 24,6%.

O sindicalista Luiz Marinho (PT), ex-ministro da Previdência Social, aparece em terceiro lugar, com 17,5% das intenções de votos. Brancos e nulos representam 10,6%; 12,4% dos entrevistados demonstraram indecisão acerca do candidato ao qual garantirão o voto no pleito de outubro.

O levantamento, encomendado pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do ABC, foi realizado entre os dias 6 e 9 de junho com 1.026 moradores, em 19 bairros. A margem de erro é de três pontos percentuais (para mais ou para menos), com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada na 174ª zona eleitoral de São Bernardo, sob o número 1/2008, processo 91/08.

O cenário simulado para o segundo turno das eleições mostra que Morando ganharia tanto contra o sindicalista quanto frente ao popular-socialista. Se a disputa tivesse de ser decidida com o Marinho, o tucano ganharia com 55% contra 25,8% do sindicalista. Neste caso, a quantidade de eleitores que reprovariam os dois nomes foi de 13,8% e o número de indecisos, 7,2%.

O tucano aparece com 43% das intenções de votos se o adversário no segundo turno fosse Manente, que registraria 36%. Entre os entrevistados pela consultoria, 12,6% afirmaram que não votariam em nenhum dos candidatos e 6,6% afirmaram não saber avaliar a melhor opção.

POLÍTICOS ATUANTES
O prefeito William Dib, que apóia a candidatura tucana, foi apontado pelos munícipes como o político mais atuante, 11,9% dos eleitores consultados indicaram o chefe do Executivo como o mais trabalhador. Deputado estadual no segundo mandato, Morando aparece em segundo lugar, representando 8,4%.

O ex-prefeito Maurício Soares (PSB), que abandonou o grupo governista para apoiar a chapa majoritária petista, é o terceiro colocado: 4,9% dos eleitores o indicaram como político mais representativo da cidade. Ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Marinho aparece na quarta posição, com apenas 1% dos votos. Outros políticos representam 15,7% e a maioria, 58,1%, não soube opinar.

Entre os três pleiteantes ao Paço, o sindicalista é o menos conhecido. Apenas 27,7% dos entrevistados afirmaram que o último cargo ocupado por Marinho foi o de ministro, enquanto 54,3% asseguraram que Morando é deputado estadual.

No entanto, Marinho está em primeiro lugar no índice de rejeição: tem 26,8%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;