Setecidades Titulo
Começa hoje vacinação contra gripe suína na região
Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
08/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Começa hoje no Grande ABC a primeira etapa da vacinação contra a Influenza A H1N1, causador da gripe suína. Até o dia 19 serão imunizados profissionais da saúde e indígenas. A Secretaria de Estado da Saúde pretende vacinar 34,9 mil funcionários na região, que receberão a dose no próprio local de trabalho.

Ao todo serão mais de 104 unidades de saúde no Grande ABC a oferecer a vacina até o dia 21 de maio. A estimativa da secretaria é que 835 mil pessoas sejam imunizadas na região. Todos os funcionários das unidades de Saúde do Grande ABC passaram por treinamentos para dar orientações a população sobre à vacina.

A Prefeitura de Santo André disponibiliza o 0800-0191944 para que a população entre em contato e descubra qual a unidade mais perto de sua residência. A projeção é que mais de 300 mil pessoas sejam vacinadas.

São Caetano terá pelas vias públicas faixas de divulgação da campanha, que pretende atingir 77,5 mil pessoas.

Diadema estará distribuindo panfletos educativos, além de faixas e carros de som avisando sobre a campanha. Aproximadamente 70 mil pessoas devem ser vacinadas.

Postos públicos e particulares de São Bernardo vão oferecer a vacina. A administração municipal informou que o número de atendimentos será definido somente pela Secretaria do Estado.

Ribeirão Pires pretende vacinar na primeira etapa 2.400 funcionários. Rio Grande da Serra mobilizará cerca de 20 mil pessoas. A Prefeitura de Mauá não respondeu ao Diário.

De acordo com o Ministério da Saúde, a próxima etapa acontece de 22 deste mês a 2 de abril em crianças de seis meses a 2 anos e portadoras de doenças crônicas. Dos dias 22 a 7 de maio para gestantes. De 5 a 23 de abril para a população entre 20 e 29 anos. Entre 24 de abril e 7 de maio para idosos, portadores de doenças crônicas e de 10 de maio a 21 de maio, adultos entre 30 a 39 anos.

População receberá e-mail com a data da vacinação

O Ministério da Saúde disponibiliza hoje no site da campanha (www.saude.gov.br) de vacinação o cadastro para as pessoas receberem, por mensagem eletrônicas, a data da vacinação de cada um dos grupos prioritários.

A iniciativa faz parte da segunda fase da campanha do Ministério Quanto mais proteção, mais prevenção.

Além disso, serão distribuídos 100 mil cartazes e um milhão de folders com as datas em que cada grupo deverá receber as doses, além do reforço das medidas de prevenção que todos os brasileiros devem adotar no dia a dia.

Segundo o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, um em cada dois brasileiros receberá a vacina. "Praticamente todas as pessoas terão um integrante de sua família vacinado."

A Secretaria estadual estima que 20 milhões de pessoas sejam imunizadas em todo o Estado de São Paulo. (da AE)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;