Memória Titulo História
Santo André luta pela delegacia de ensino
Por Ademir Medice
16/01/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Anteontem falamos da metamorfose na Educação ocorrida em 1925 na região e bairros de São Paulo, com a criação de novos grupos escolares em substituição às antigas escolas reunidas da Velha República. Continuamos no tema dando um salto de 30 anos em direção à cidade de Santo André de 1955.

 

Naquele tempo, Santo André recebia o 12º Centro Social do Sesi, a Prefeitura lançava bolsas e meia bolsas de estudos e o município mostrava, por a + b, que tinha o direito de ter a sua própria delegacia de ensino.

 

No caso da delegacia de ensino, a voz maior vinha da Câmara de Santo André, por intermédio do vereador J. B. Marigo Martins, o JB de João Batista. Justiça se faça a ele, pois, 60 anos depois.

 

A DELEGACIA

Marigo Martins fez uma verdadeira ginástica para convencer o Estado a trazer para Santo André uma delegacia de ensino que abrangesse o nascente ABC, do futuro Grande ABC. Provou que era possível. E deixou nos anais do Legislativo uma verdadeira aula de História, Lógica e Civismo, que sintetizamos a seguir:

 

Santo André, sede da Comarca e Bispado, pode, igualmente, centralizar, como outros serviços da administração pública, seus serviços de Educação. Tal medida se impõe pelo volume de escolas, professores e alunos dos municípios que constituem nossa Comarca.

 

Não será, para tanto, necessária a criação de delegacia e com ela novas despesas para o Estado; basta a simples transferência da sede da 8ª Delegacia Regional do Ensino da Capital com seus funcionários – dois terços de suas escolas se acham localizadas em nossa comarca.

 

A administração do ensino é, na comarca, feita por duas delegacias da Capital, a 1ª e a 8ª.

 

À 1ª Delegacia estão afetos 3.237 alunos matriculados nas unidades escolares primárias estaduais.

 

A 8ª Delegacia reúne 20.045 alunos.

 

Com a referida transferência, a parte administrativa escolar atinente à 1ª Delegacia, na Comarca de Santo André, Município de São Bernardo, passará para a 8ª Delegacia, com sede em Santo André; a parte administrativa da 8ª Delegacia, na Capital, no total de 10.493 alunos, será transferida para a 1ª Delegacia, que ficará com 26.667 alunos matriculados sob sua jurisdição na Capital.

 

A 8ª Delegacia, em Santo André, ficará com um total de alunos inferior em relação às 26 delegacias regionais do Estado apenas a São José do Rio Preto, Marília, Sorocaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e Araçatuba.

 

Como frisamos, não haverá despesa para o Estado, senão com a mudança e, para o Município de Santo André, nenhum aumento de verba além do destinado até agora para os serviços de Educação.

 

A delegacia poderá funcionar, como em numerosos casos, inclusive na Capital, em salas do Grupo Escolar.

 

Nota – Não se comparam os números de então com os de hoje. Mas a Educação de Santo André está a dever ao saudoso João Batista Marigo Martins um preito de gratidão por aquele esforço de convencimento para trazer uma delegacia regional de ensino para o município, a princípio abrangendo o espaço das atuais sete cidades.

 

SESI

O 12º Centro Social do Sesi foi instalado, na virada de 1954 para 1955, à Rua Luiz Pinto Flaquer, 342. Houve uma solenidade formal. Dom Jorge Marcos de Oliveira esteve presente. Idem o juiz de Direito Jesuíno Ubaldo Cardoso de Melo filho. O Sesi foi representado pelo seu delegado regional, Juvenal Oliveira Ferrinho.

 

BOLSAS

A Prefeitura de Santo André instituía bolsas e meias bolsas de estudos, custeando todo o curso médio dos alunos que houvessem concluído o curso primário e não tivessem recursos financeiros suficientes para o prosseguimento dos estudos. Interessados tinham até 31-1-1955 para realizarem inscrições na Biblioteca Municipal.

 

Onde ficava a Biblioteca Municipal? No edifício Sion, antiga sede do Legislativo, à Rua Coronel Alfredo Flaquer.

 

Em síntese – Sesi, bolsas de estudo, biblioteca municipal, Fórum, comarca, diocese, tudo era novo na Santo André de 1955 como fruto, até, dos inesquecíveis festejos do 4º Centenário realizados em 1953 e que deu à cidade a sua praça maior, a praça do Paço, que é chamada 4º Centenário, marco zero do município.

 

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 16 de janeiro de 1985 – ano 27, nº 5724

 

Manchete – Tancredo confirmado na Presidência

Brasília, do enviado especial Joaquim Alessi – Após mais de 20 anos o Brasil elegeu ontem um presidente civil. O ex-governador Tancredo Neves, candidato da Aliança Democrática, derrotou no Colégio Eleitoral o deputado Paulo Maluf, por uma esmagadora maioria de 300 votos. Obteve 480 dos 686 votos contra 180 do adversário. No discurso como vitorioso, Tancredo Neves conclamou o povo à participação.

São Paulo – Gritos e foguetes na Praça da Sé: anunciado o 344º voto a Tancredo.

Editorial – Novo regime deve contar com todos

Trólebus – Câmara de Santo André confirma veto ao projeto.

Acidente – Ônibus cai de altura de dez metros na Perimetral, em Santo André, e fere dois.

Ela & Ele (Solange Dotto) – Rhodia pesquisa o uso de roupas de dormir.

 

Hoje

Dia dos Cortadores de Cana-de-Açúcar ou Dia do Boia-Fria.

 

Santos do dia

Marcelo I. Papa e mártir, faleceu em Roma no ano 309. Dedicou-se à reorganização da Igreja após os sofrimentos causados com a perseguição do imperador romano Caio Aurélio Valério Diocleciano.

Priscila

Berardo. Decapitado em 1226 com outros franciscanos que pregavam na Espanha e Marrocos.

 

Em 16 de janeiro de...

1904 – Bispado de São Paulo expede provisão para benzer o cemitério da irmandade, em São Bernardo.

Nota – Este cemitério é centenário e fica agregado ao cemitério-museu de Vila Euclides. Ali jazem padres, freiras e outros religiosos. Possui um capítulo especial no livro Semente do Grande ABC.

1910 – Maki Masaharu nasce em Oita, no Japão, vem para o Brasil e faz história no bairro Santa Terezinha, em Santo André, cultivando cactos artísticos.

1915 – Eleita a nova mesa da Câmara de São Bernardo: presidente, Augusto Gomes Pinto; vice-presidente, Godofredo da Camara Genofre; prefeito, Saladino Cardoso Franco; Antonio Joaquim de Lima, José Luiz Flaquer e Serafim Constantino.

A guerra. Da manchete do Estadão: “Os franceses ganham terreno nas imediações de Roye, abandonando, porém, a margem esquerda do Aisne”.

1960 – Papa João XXIII cria a Diocese de Brasília, antes da fundação oficial da chamada Nova Cap brasileira.

1970 – Professor Nylceo Marques de Castro, titular de Histologia da Faculdade de Medicina do ABC, morre em acidente marítimo quando pescava em Cananeia.

1990 – Morre o sindicalista Afonso Monteiro da Cruz, sempre presente nos acontecimentos dos metalúrgicos e de outras categorias em São Bernardo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;