Memória Titulo Memória
Desvendando a Calçada do Lorena
Por Ademir Médici
13/01/2015 | 07:07
Compartilhar notícia


A foto que abre Memória hoje caminha para completar 30 anos. Uma imagem do repórter-fotográfico Mauricio Pavan em novembro de 1985 e que ocupou o alto da Primeira Página do Diário como chamada de uma reportagem especial sobre o Caminho do Mar e a Calçada do Lorena.

De terno, o advogado Ricardo Lewandowski, secretário de Assuntos Jurídicos e presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico de São Bernardo, secundado por Beltran Asêncio, o fotógrafo da cidade, e Leonardo Fernandes Filho, topógrafo aposentado da Prefeitura.

Nós nos encontramos, reportagem, convidados e a equipe do Serviço de Memória da Prefeitura, no início da Rua José Fornari – um dos trechos urbanos da antiga Estrada do Vergueiro – e rumamos em direção à Serra do Mar, passando pela parte ainda intacta da Estrada do Vergueiro, na Vila Balneária.

Sr. Leonardo levou um mapa técnico do Caminho do Mar quando das obras de construção da Via Anchieta, documento que conheceu nos seus tempos de Topografia e Cadastro da Prefeitura. Copiamos o mapa, a mão, anotando todas as propriedades e referências ao longo do caminho, que muito tem auxiliado em novas matérias que focalizam a grande serpente que é a Estrada do Vergueiro, motivo de várias reportagens aqui no Diário.

A antiga estrada é hoje subdividida em várias denominações, como se sabe, entre elas as avenidas Dr. Rudge Ramos, Senador Vergueiro e ruas como a Marechal Deodoro e José Fornari.

Na foto, a caravana percorre trechos intactos da Calçada do Lorena, antes do seu restauro pela Eletropaulo. A estatal recuperaria um quilômetro da Calçada, desde o Monumento do Pico até a Estrada Velha do Mar, um dos pontos mais exuberantes e ricos do patrimônio histórico do Grande ABC e Cubatão. Pois descendo pela Calçada, os caminhantes deixam o território de São Bernardo e chegam ao limite dos dois municípios.

Quase 30 anos depois...
Leonardo Fernandes Filho não está entre nós. Mas deixou muitas informações importantes sobre a história da cidade, ele que participou da equipe municipal de Newton Ataliba Madsen Barbosa, historiador, o primeiro a se preocupar sistematicamente com o estudo da história de São Bernardo, também falecido.
Beltran Asêncio consolidou, desde então, a parceria com este repórter, recuperando, digitalizando fotos, contando histórias, fazendo Memória.
Enrique Ricardo Lewandowski, que veio criança de tudo para São Bernardo, com o pai criador da Mercantil Suíça, é hoje presidente do Supremo Tribunal Federal e este passeio de 1985 chegamos a comentar com ele, recentemente, quando de sua visita ao Paço de São Bernardo.

Diário há 30 anos
Domingo, 13 de janeiro de 1985 – ano 27, nº 5722

Manchete – Figueiredo (João, presidente da República) vai a Brasília para receber sucessor, a ser eleito pelo Colégio Eleitora
Diadema – Vila Santa Rita requer todos os melhoramentos, sendo a rede de esgoto o principal.
Mauá – Prefeito Leonel Damo vai assinar ordem de serviço para a pavimentação asfáltica do mais extenso bairro da cidade, o Parque das Américas.

Em 13 de janeiro de...
1750 – Tratado de Madrid fixa limites entre os domínios de Portugal e Espanha na América.
1900 – Celebrados os dois primeiros casamentos em São Bernardo no século 20: Antonio Ragghiante e Arminia Armitta; Carlos Battistini e Rosa Spessotti ou Pessotti. Os quatro noivos eram imigrantes italianos estabelecidos na Vila de São Bernardo.
1915 – A guerra. Da manchete do Estadão: “Dois aeroplanos alemães destruídos pela artilharia francesa”.
1945 – Decreto federal autoriza a eletrificação da estrada de ferro entre São Paulo a Jundiaí. Adiantava-se que o serviço se estenderia até Santo André, aproveitando os trens de subúrbio.
- Encerrada em São Paulo a campanha da meia de lá para o expedicionário brasileiro que combatia na Itália. A campanha foi promovida pela Liga da Defesa Nacional.
- Instalada no Rio de Janeiro a Associação Brasileira de Rádio.
1955 – São Caetano inaugura o Estádio Municipal Anacleto Campanella.
1970 – Inaugurado, em Rudge Ramos, o conjunto residencial Samuel Gompers, à Rua São João Batista, com 432 unidades. Uma obra do governo federal que teve o lançamento da pedra fundamental pelo marechal Castelo Branco, presidente da República, em março de 1967.

Santos do dia
- Hilário de Poitiers, bispo e doutor da Igreja (França 315-368). Tornou-se cristão aos 30 anos e foi proclamado bispo de sua cidade natal, Poitiers, no ano 350. Escreveu vários livros sobre a Santíssima Trindade.
- Leôncio
- Verônica

Hoje
Dia do Leonismo Internacional. Marca o dia do nascimento de Melvin Jones, fundador do Lions Internacional. Norte-americano, ele nasceu em 13-1-1879. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;