Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Memória
>
Memória
Etnia da cidade

Imigrantes europeus, migrantes paulistas e a nova vida na vila que foi Núcleo Colonial

Ademir Medici
26/08/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Começa a II Semana São Bernardo, versão 2019, com as notícias e fotos de Roberto Gabriel Ceola. O pai, Romildo Ceola, nasceu em Pedreira, Interior de São Paulo; a mãe, Vera Clocicov, é natural da Romênia e que veio para o Brasil quando tinha 1 ano de idade.

Sante Ceola, pai de Romildo, avô de Roberto, era italiano, natural de Padova. Desembarcou no Porto de Santos em 1896, aos 6 anos de idade; a avó paterna, Idalina Durante, era brasileira.
O avô materno, Timofei – o Sr. Timóteo, casado com dona Natalia – lidava com cavalos. Trabalhou em vários haras, inclusive no Haras Jaçatuba, em Santo André, do patrão Erasmo Assumpção.

Já o nosso orientador desta Semana São Bernardo, Roberto Ceola, morou sempre no Centro da cidade. Nasceu na Rua Paulo Afonso. Com 6 meses seus pais se mudaram para a Rua Venceslau Brás. Ali, meninote, Roberto conviveu num quintal com pés de frutas, canteiros de verdura e criação de porcos – o que foi comum em tantos outros lotes, mesmo no Centro, herança do Núcleo Colonial de São Bernardo.

Roberto Ceola nos levará a cenários como o Grupo Escolar Maria Iracema Munhoz, o Tiro de Guerra 02-298 e ao Mercado Municipal que ficava na Rua Padre Lustosa.
Logotipo – Criação: infografista Agostinho Fratini, do Departamento de Artes do Diário. Foto antiga: reprodução, Renata Ceola; foto atual, Ivete Rui. Nas imagens, Roberto Ceola, menino, e neste ano de 2019, ao lado do brasão recortado da cidade. Esse moço tem história.

Diário há 30 anos...
Sábado, 26 de agosto de 1989 – ano 32, edição 7154

Manchete – Metalúrgico usou black para greves
O Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema (hoje ‘do ABC’) recorre ao mercado paralelo de moedas (black) para financiar seu fundo de greve.
Cena Política (Joaquim Alessi) – PTB vive, mais do que nunca, clima de cada um por si no Grande ABC.
Cultura & Lazer – São Bernardo lembra a Revolução Francesa, iniciativa do Colégio Singular/Anglo e Prefeitura. A conferência de abertura esteve a cargo de Fernando Henrique Cardoso, no Teatro Cacilda Becker.

Em 26 de agosto de ...
1914 – A I Guerra. Manchete do Estadão: Vitórias alemãs. Queda de Namur. Os franceses rechaçados na Alsacia Lorena.
n Fundada a Sociedade Esportiva Palmeiras, com o nome de Palestra Itália.
1919 – No domingo, dia 24, São Caetano realizou solene festa em louvor ao seu oráculo. Duas bandas musicais abrilhantaram a cerimônia, assistida por grande romaria vinda de São Paulo.
 No mesmo domingo, o Serrano Atlético, de Paranapiacaba, recebeu em seu campo o Garibaldi FC, de São Paulo, e perdeu por 3 a 1 (1 a 1 entre os segundos quadros).
 Ainda no domingo, 24 de agosto de 1919, a aviação dominou o noticiário internacional, com pelo menos três inaugurações:
1 – Serviço aéreo para o transporte de passageiros, feito em dirigíveis, entre Berlim e Friedrichshafen.
2 – Serviço aéreo de passageiros e mercadorias entre Londres e Paris.
3 – Primeira viagem de aeroplano entre Toronto e Nova York.
1929 – Fundada a Sociedade União Esportiva Teuto-Brasileira, em São Caetano, atual União Cultural.

Santos do dia
Isabel Richier
Joana Isabel
Micaela do Santíssimo Sacramento

Municípios brasileiros
Celebram aniversários em 26 de agosto:

No Ceará, Brejo Santo, Guaraciaba do Norte e Ipu
No Mato Grosso do Sul, Campo Grande
No Paraná, Cruzeiro do Oeste
Em Tocantins, Dianópolis
Em Alagoas, Jundiá
Em Santa Catarina, Navegantes
No Mato Grosso, Nova Maringá
Na Bahia, Santana
Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.