Setecidades Titulo Susto
Paço de Sto.André
sofre dois abalos

Depois dos tremores, o prédio da Prefeitura foi evacuado;
SindServ pedirá interdição da área até que laudo fique pronto

Cadu Proieti
Do Diário do Grande ABC
19/10/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Após tremores no prédio, o Paço de Santo André teve de ser evacuado por duas vezes ontem, às 9h e às 17h. Com os abalos, o alarme de incêndio foi acionado nas duas ocasiões e os cerca de 1.000 funcionários que trabalham no edifício foram orientados a deixar o local pela escada de emergência. Ainda não há informações sobre as causas do incidente.

O SindServ (Sindicato dos Servidores Públicos de Santo André) informou que, por temer riscos maiores aos trabalhadores, irá encaminhar documento à Prefeitura e Ministério Público, na manhã de hoje, pedindo a interdição da área até que seja feito laudo que comprove total segurança para ocupação do edifício.

"Não queremos que os servidores corram perigo. Por isso, vamos pedir que ninguém entre no prédio até que sejam tomadas providências. Até agora, não temos nenhum posicionamento oficial da Prefeitura sobre essa situação horrível", disse o diretor do sindicato, Wagner do Nascimento.

A equipe do Diário procurou vários representantes da administração municipal, como secretários, assessores e o próprio prefeito, Aidan Ravin (PTB), para pronunciamento oficial. No entanto, nenhum deles atendeu às ligações.

Segundo o SindServ e funcionários que não quiseram se identificar, a Prefeitura possui laudo que aponta excesso de peso no 15° andar do edifício. A existência do documento ainda não foi confirmada.

No referido andar funciona a Procuradoria da cidade. Segundo a APMSA (Associação dos Procuradores do Município de Santo André), os servidores reclamam há meses do excesso de peso sobre a laje do prédio, pois o espaço seria incompatível para abrigar os milhares de processos, equipamentos e pessoas que ali trabalham em condições insalubres.

A entidade diz já ter solicitado providências. Mas até agora, segundo a APMSA, a Prefeitura não se manifestou.

RELATOS

Vários servidores que estavam no edifício no momento do ocorrido relataram a situação. "Pareceu uma cadeira elétrica de massagem. Até que foi algo leve, só que, como as pessoas saíram correndo, bateu um desespero", relatou uma das funcionárias.

Alguns servidores estão organizando movimento em frente ao Paço, na manhã de hoje, para forçar que nenhuma pessoa entre no prédio. "Não dá para trabalhar porque muita gente entrou em pânico com os tremores", disse uma servidora pública.

HISTÓRIA

O prédio da Prefeitura teve obras iniciadas em 1966 e foi inaugurado, em partes, até 1971. O projeto é de Rino Levi e o paisagismo de Roberto Burle Marx. Em novembro de 2010, o edifício foi tombado pelo Estado. Qualquer modificação na fachada e nos elementos internos requer autorização.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;