Internacional Titulo
Al Jazeera exibe vídeo que mostra preparativos para 11/9
Da AFP
07/09/2006 | 18:46
Compartilhar notícia


A emissora de TV árabe Al Jazeera exibiu nesta quinta-feira um vídeo mostrando Osama Bin Laden e candidatos a terroristas suicidas da Al Qaeda se preparando para os ataques de 11 de setembro de 2001 contra os Estados Unidos.

A Al Jazeera informou mais cedo que transmitiria um "vídeo com cenas mostrando pela primeira vez líderes da Al Qaeda preparando os ataques de 11 de Setembro e praticando para sua execução".

O vídeo mostra o líder da Al Qaeda, Osama Bin Laden, e dois dos 19 militantes islâmicos que participaram dos ataques: os cidadãos sauditas Hamza el-Ramdi e Wael el-Shemari. Usando barba, os dois homens falaram da situação vivida pelos muçulmanos na Bósnia e na Chechênia.

Quinze dos 19 terroristas que participaram dos ataques eram sauditas. Cerca de três mil pessoas morreram em 11 de setembro de 2001 quando os suicidas assumiram o controle de quatro aviões de passageiros americanos.

Dois deles foram lançados contra as Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova York, causando o desmoronamento dos edifícios. Um terceiro foi jogado sobre o Pentágono, o quartel-general do Exército americano, perto de Washington, e o quarto foi derrubado em um descampado na Pensilvânia.

Nas imagens, as quais a Al Jazeera diz ter exibido apenas alguns minutos de uma gravação com cerca de uma hora e meia de duração, Bin Laden aparece na companhia de alguns homens, caminhando em uma área desértica e rochosa não identificada.

Os terroristas foram treinados em artes marciais e a maioria só estava armada com simples estiletes. O vídeo mostrou alguns homens encapuzados praticando combate corpo a corpo, enquanto outro parecia treinar com uma faca.

As imagens foram divulgadas quatro dias antes do quinto aniversário dos ataques do 11 de Setembro.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;