Cultura & Lazer Titulo
Após dez anos de sucesso, 'Friends' se despede da TV
Por Da AFP
05/05/2004 | 10:24
Compartilhar notícia


A rede NBC espera que o episódio final de "Friends" - que se transformou em uma das séries de TV de maior sucesso da última década - tenha uma audiência recorde e que a publicidade nos intervalos do episódio alcance preços inéditos. Foram dez anos de presença nas telas com 236 episódios.

Na próxima quinta-feira a NBC vai transmitir "duas horas de celebração", com uma retrospectiva de cenas "clássicas" e, em seguida, entra no ar o episódio final, "Os seis amigos se dispõem a dizer adeus", que deveria responder à pergunta: Rachel e Ross terminarão juntos depois de dez anos de uma delicada relação amorosa? O suspense está bem cuidado, já que no penúltimo episódio Ross tenta persuadir Rachel a aceitar uma oportunidade de trabalho em Paris.

Nesses dez anos, os seis jovens amigos amadureceram. Mônica e Chandler moram no subúrbio e querem adotar um filho. Phoebe, a eterna solteira, se acostuma à vida conjugal e Joey quer ter uma oportunidade em Hollywood (o personagem dará lugar a uma nova série de televisão que levará seu nome, onde é possível que haja aparições dos outros cinco amigos).

Os seis personagens surgiram nas telas americanas em 1994, interpretados por atores que vinham de séries sem sucesso e eram quase desconhecidos do público antes de se transformarem em estrelas e modelos de estilo (como o sucesso do penteado de Jennifer Aniston, denominado "o corte Rachel").

Dez anos depois, o final da série gera um frenesi nos Estados Unidos, com emissões comemorativas e análises sociológicas ou econômicas de todo tipo (a série foi capa da revista "Newsweek" com o título "Perder Amigos").

O episódio da próxima quinta-feira será visto por milhões de espectadores. O preço do intervalo comercial durante a exibição do programa será de US$ 2 milhões por 30 segundos.

"É a comédia de uma geração, em termos de estilo de vida, de sensibilidade, e não só nos Estados Unidos, mas no mundo inteiro", disse Ron Simon, curador do Museu da Televisão e do Rádio de Nova York. "Um pouco como Seinfeld, embora mais tradicional", acrescentou.

O final de "Seinfield", em 1998, também foi muito esperado, embora tenha decepcionado a audiência quando os roteiristas decidiram dar uma última virada no episódio, enviando todos os personagens para a cadeia.

Alguns finais suscitaram muita emoção no país desde "O Fugitivo" (1967), que encontra o assassino de sua mulher, até "Cheers", de 1993, ou de "Mash", de 1983.

Há apenas três meses, o público desfrutou das cenas finais de "Sex and the city". Resta saber que comédia vai suceder "Friends", pois em maio também termina "Frasier", outra série de sucesso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;