Cultura & Lazer Titulo
Exposição de fotos de NY invade a National Gallery de Washington
Da AFP
13/09/2006 | 17:35
Compartilhar notícia


Flagrantes de vinte fotógrafos americanos "rebeldes" serão reunidos em uma exposição na National Gallery of Art de Washington para mostrar, em preto e branco, a energia e a febre da Nova York das décadas de 30 a 50.

Robert Frank, Walker Evans, William Klein, Roy DeCavara: estes grandes "que mudaram o curso da fotografia americana tinham em comum ser rebeldes, sinceros e inconformistas", explica Sarah Greenough, encarregada da mostra, intitulada "As ruas de Nova York: fotógrafos americanos da coleção, 1938-1958". "Todos procuravam encontrar as imagens que refletirão a vitalidade e a vulgaridade de Nova York", acrescentou Earl Powell, diretor do prestigiado museu de Washington, proprietário das coleções, de onde foram tiradas as 75 fotos que serão expostas de 17 de setembro a 15 de janeiro.

Em vez de se focar na arquitetura e nos arranha-céus, Wegee, Ted Croner, Lisette Model, Richard Avedon e Helen Levitt imortalizaram cenas de rua, fizeram retratos no metrô ou fotos de crianças agitando um revólver na frente do alvo.

Acompanhando artistas considerados "revolucionários", como Alexey Brodovitch, não tiveram medo de usar o desfocado, a contraluz e enquadramentos originais. Muitos deles seguiram os ensinamentos deste artista de origem russa, admirador da moda e do design, que defendia a experimentação permanente.

As fotografias, quase todas em preto e branco, se distanciam do fotojornalismo com uma perspectiva mais artística, misturando uma visão romântica e humanista de Nova York. Esses fotógrafos "não aceitavam nenhuma regra, exceto a deles própria", reforça Greenough.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;