Setecidades Titulo Saúde
Intolerância é diferente de alergia

Apesar de as duas doenças afetarem diretamente o estômago, a primeira é considerada mais leve

Por Yara Ferraz
do Diário do Grande ABC
21/07/2014 | 07:04
Compartilhar notícia


A intolerância e a alergia alimentar são diferentes, porém, facilmente confundidas por apresentarem sintomas semelhantes.

A principal diferença entre as duas é que a intolerância é uma reação causada por um ou mais componentes do alimento. Já a alergia ocorre quando o sistema imunológico reage contra o alimento como se ele fosse uma doença e se defende de forma errada. É o caso da menina Gabriela Rodrigues de Assunção, 3 anos, moradora de Diadema, que o Diário acompanha desde o início da semana passada.

Conforme explica a professora de Nutrição da Universidade Presbiteriana Mackenzie Rosana Farah, o tipo de resposta do organismo também é diferente. “Na alergia, o alimento é visto como agressor e a resposta é a reação alérgica imediata à ingestão, como fechar a garganta, vermelhidão, entre outras. Na intolerância alimentar, o organismo não tem capacidade de digerir o alimento, o que gera desconforto como dor abdominal, enjoo e coceira”, disse.

A estagiária de pedagogia Fernanda de Lina Barreto, 26 anos, de São Bernardo, tem intolerância a condimentos e outros tipos de alimentos. “Quando fui ao médico e fiz alguns exames, descobri que não podia comer chocolate, mostarda, ketchup, maionese, molho barbecue, salsicha, carne de porco, camarão e um monte de outras coisas.”

Ela procurou o médico porque apresentava sintomas como vermelhidão na pele e enjoo quando consumia os alimentos. “Tinha outras reações também, como fraqueza, mas não associava esses sintomas à comida.”

É difícil precisar quais alimentos têm mais chances de provocarem reação alérgica ou sintomas de intolerância. Apesar disso, conforme a coordenadora do setor de alergia e imunologia clínica do departamento de pediatria da Faculdade de Medicina do ABC, Neusa Falbo Wandalsen, o leite é o mais comum. “Cerca de 90% dos casos de alergia alimentar estão relacionados ao leite de vaca e surgem na infância precoce. Os demais são atribuídos, principalmente, ao trigo, ovos, soja, milho, amendoim, peixes e camarão.”

O tratamento da intolerância consiste em cortar alimentos que fazem mal, porém podem ser consumidas outras versões, como no caso do leite, o sem lactose. Já na alergia, o processo é mais difícil, e além da preocupação com a nutrição, são feitos testes com os alimentos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;