Setecidades Titulo DGABC nos Bairros
No Parque S.Bernardo, lixo vira renda

Ação social do Diário será realizada sábado no bairro da periferia de São Bernardo

Por Angela Martins
Do Diário do Grande ABC
24/11/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Morador do bairro de periferia de São Bernardo desde 1972, o funcionário público Antônio Valderon de Oliveira, 70 anos, natural da cidade de Conquista, na Bahia, divide seu tempo entre o trabalho na Prefeitura e o serviço como catador de materiais recicláveis.

Pai de 18 filhos, Oliveira começa o trabalho com reciclagem todos os dias - mesmo nos fins de semana - por volta das 13h. Juntamente com dois de seus filhos e um neto, ele recolhe material na Rua Marechal Deodoro, no Centro. "Depois fazemos a separação e vendemos para ferro-velho e empresas de reciclagem em São Bernardo, Santo André e São Caetano."

Embora hoje reconhecido, o trabalho de reciclagem nem sempre foi visto com bons olhos pela comunidade. "Muita gente pensava que eu era lixeiro, não entendia a importância da reciclagem", lembra Oliveira, que trabalha como catador desde 1978. Com a venda do material, ele recebe média de R$ 150 por semana. "Depende do que recolhemos. Às vezes, chega a R$ 200. Mas é um trabalho duro, que exige muita dedicação", observa.

Um dos problemas que o catador enfrenta é a proibição de parar as carroças na Marechal. "Agora a Prefeitura não deixa mais parar as carroças na rua, temos de colocar em locais afastados e isso está se tornando um problema sério", reclama.

Ele e a mulher, Elizia Souza de Oliveira, 54, têm 21 netos e sete bisnetos. A família numerosa mora em casas bem próximas, no próprio bairro. "Gostamos daqui, nossa família cresceu junto com o Parque São Bernardo. No começo era muito complicado, mas com tempo houve melhorias. Ainda falta muita coisa, mas está ficando cada dia melhor", destaca Elizia.

AÇÃO SOCIAL

Sábado, o Parque São Bernardo recebe o Diário do Grande ABC nos Bairros. A ação social ocorre na EE Palmira Grassioto Ferreira da Silva, na Rua Almeida Leme, 110, com diversas atividades gratuitas. Serão oferecidos serviços de Saúde, como orientações sobre DST/Aids e apresentação do Samu, além do Expresso Lazer, com atividades socioculturais e esportivas para a criançada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;