Setecidades Titulo Transporte
Reali reitera restrição a caminhões

Presidente do Consórcio diz estar disposto a negociar com empresas

Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
23/11/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


O presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e prefeito de Diadema, Mário Reali (PT), reiterou ontem que irá manter a proibição da circulação de caminhões nos horários de pico em 40 quilômetros de vias da região. A medida foi contestada nos últimos dias por representantes dos empresários, que temem prejuízos no setor.

Apesar de reforçar que a decisão está mantida, o petista disse estar disposto a negociar com as empresas e definir ajustes. "Podemos discutir algumas adequações, mas temos que adotar, não tem jeito." Questionado sobre quais mudanças ao projeto poderiam ser acatadas, Reali afirmou que as adaptações serão definidas "em mesa de negociação".

Na avaliação do presidente do Consórcio, as restrições não causarão tanto impacto ao setor de logística, já que a circulação dos caminhões seria proibida apenas em dois períodos: das 6h30 às 9h e das 16h às 20h. "É diferente do que foi adotado na Capital, que proibiu a circulação durante todos os dias em algumas vias", salienta.

Ao todo, 20 avenidas do Grande ABC serão afetadas. Mesmo nos horários de pico, ficará permitido o tráfego dos chamados VUCs (Veículos Urbanos de Carga). Se encaixam nesta categoria os caminhões com até 2,20 m de largura, 6,30 m de comprimento e peso de até quatro toneladas. A proibição valerá a partir de dezembro e as multas começarão a ser aplicadas em março.

NOVA OPERAÇÃO

Reali avaliou que os dois primeiros dias da Operação Horário de Pico foram positivos. Na avaliação do prefeito, os congestionamentos registrados na segunda-feira foram motivados por "fatores atípicos". A afirmação foi referente a problemas na rede de trólebus.

A operação tem o objetivo de interligar o monitoramento nas vias da região.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;