Setecidades Titulo Natal
Cartas ao Papai-Noel já podem ser adotadas

A partir de hoje, são dez agências dos Correios para pontos de leitura

Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC
23/11/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


A partir de hoje, o Grande ABC entra na corrente do bem para fazer uma criança que vive em comunidades carentes feliz no Natal. Dez agências dos Correios, distribuídas em seis cidades da região (veja os endereços nesta página), servem de pontos de leitura das cartinhas escritas e enviadas ao Papai-Noel pela garotada.

Ali, qualquer pessoa lê e escolhe o texto que melhor tocar o coração. Com a cartinha adotada, o formulário preenchido e o protocolo em mãos, o padrinho entregará os presentes, no próprio local, até o dia 14 de dezembro. O Correio fará a entrega gratuitamente. Vale lembrar que não é permitida a entrega direta do brinquedo ou das roupas. Por isso, o endereço do menino e da menina, até 10 anos, não é informado ao padrinho.

A 14ª Campanha Papai-Noel dos Correios pretende resgatar volores nobres da época natalina à sociedade - no total são 149 pontos de leitura na Região Metropolitana, Capital, Baixada Santista e Vale do Ribeira. "É uma forma de manter os sonhos das crianças", afirmou Antonio Rabello, gerente de vendas dos Correios do Grande ABC.

Outro objetivo fica em estimular a redação de cartas manuscritas pelas crianças em situação de vulnerabilidade social, além de atrair a solidariedade dos empregadores e dos empregados. "Isoladamente ou em grupos, com certeza conseguiremos atender ao maior número de cartas", apostou Rabello.

Nos últimos tempos, segundo o gerente, os pedidos por alimentos não são mais tão comuns. Os mais recorrentes, porém, continuam sendo os brinquedos (bonecas, carrinhos e bicicletas), material escolar, roupas e calçados. Mas é claro que situações mais inusitadas devem ocorrer. Em uma das agências de São Paulo, por exemplo, uma criança pediu ao Bom-Velhinho um "franguinho assado" para o almoço do Natal. Outra "garfo e colher" para a mãe usar na cozinha. E uma terceira um "cobetor" para os dias de frio.

Infelizmente, a demanda é maior que a oferta. O número de cartas cadastradas é superior ao de atendidas. Na campanha de 2010, foram 110.007 escritas pelos meninos e meninas na realização do sonho. No entanto, apenas 57.303 foram adotadas.

Com exceção de Rio Grande da Serra, os dez pontos de leituras estarão concentrados nas principais agências da região. Os horários de funcionamento são de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Em especial, dia 1º de dezembro, às 12h, na agência-sede de Santo André, ao lado do Paço, haverá apresentação do coral dos Correios, formado pelos funcionários, e a chegada do Papai-Noel.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;