Cultura & Lazer Titulo Música
Alemanha de várias músicas e movimentos

Orquestra Filarmônica de São Caetano toca hoje e amanhã com participação do solista Eduardo Monteiro

Thiago Mariano - Do Diário do Grande ABC
15/06/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Sob regência do maestro Sérgio Assumpção, a Orquestra Filarmônica de São Caetano sobe ao palco do Teatro Paulo Machado de Carvalho para dois concertos, hoje e amanhã.

A formação traz como solista convidado o pianista Eduardo Monteiro, que interpretará o Concerto nº 1 para Piano e Orquestra, de Brahms. Além do alemão, eles tocam A Bela Melusiana, de Mendelssohn, e a Sinfonia nº 8, de Beethoven.

Inspirado por lenda de princesa fada que tem poder de se transformar parcialmente em serpente, Mendelssohn criou uma melodia que muitos encaram como encantada. Com cerca de 12 minutos de duração, tem movimento essencialmente líquido, onde se sobressai uma flexibilidade melódica que tem muito a ver com o estado da água. Ao primeiro tema, contrapõe-se um segundo momento, onde a canção adquire tons audaciosos. Em seguida, de um estado para o outro, tudo flui com facilidade. O tema, além de ser um dos mais românticos do compositor, é um dos maiores expoentes do gênero na música alemã.

Em seguida, o grupo vai de Beethoven, com a sua oitava sinfonia. A obra, durante muitos anos, ficou com a pecha de ‘a pequena sinfonia’. Seus movimentos descontraídos tiveram morna recepção na época de sua estreia. “Um primeiro movimento em forma de sonata, que explora bastante os contrastes de dinâmica, nos revela um desenvolvimento menos complexo e denso do que o usual. Já no segundo movimento, ao invés do esperado andamento lento, temos um Beethoven inesperadamente bem-humorado, em clara referência ao universo de Haydn”, comenta o maestro sobre a obra.

Para encerrar, ao lado do pianista Eduardo Monteiro, a formação exibe o Concerto nº 1 para Piano e Orquestra, de Brahms. “O poderoso primeiro movimento, de enormes proporções, possui uma intensidade emocional sem precedentes no gênero. Sua extraordinária abertura imediatamente nos remete à estética Sturm und Drang (Tempestade e ímpeto) e é provavelmente o mais dramático movimento sinfônico desde Beethoven.”

Orquestra Filarmônica de São Caetano – Concerto. Hoje, às 20h30; amanhã, às 19h30. No Teatro Paulo Machado de Carvalho – Alameda Conde de Porto Alegre, 840, São Caetano. Tel.: 4232-1294. Grátis.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;