Internacional Titulo
'Floresta encantada' é descoberta na Rússia
Por Das Agências
31/07/2006 | 18:19
Compartilhar notícia


Em um parque natural entre o território russo de Kaliningrado e a Lituânia, um bosque denominado "floresta encantada", no qual os pinheiros crescem de forma estranha, com os troncos girando em espiral e apertados como uma serpente, foi descoberto há algumas semanas e já suscita a curiosidade da população local, chamando a atenção de biólogos e historiadores.

Segundo a agência Ansa, o nome do parque é Kurshskaia Kosà, e está localizado na costa do Mar Báltico. O diretor do local, Aleksandr Fomiciov, conta ter descoberto "o fenômeno" por acaso há algumas semanas. "Fiquei petrificado", afirmou à revista Itogi, cuja edição desta segunda-feira dedica uma grande reportagem à "floresta encantada", onde reina absoluto o silêncio, pois nem os pássaros se arriscam a cantar.

A descoberta do lugar suscitou curiosidade pela contorção das árvores. O historiador Vladimir Kulikov, entrevistado pela Itogi, disse que existem fenômenos semelhantes nos países escandinavos e mesmo na Lituânia, devido à composição do subsolo e à violência do vento.

Na região do parque vive uma comunidade de russos ortodoxos que depois da descoberta repassaram uma lenda do folclore da povoação, segundo a qual uma moça chamada Predislava fez as árvores do bosque dançarem para convencer um príncipe prussiano a abandonar o paganismo e se converter ao cristianismo.

Já um grupo de "cosmo-biólogos" vê no local uma "região de força" entre o espaço e os seres humanos terrestres. "Na floresta corre uma ligação invisível entre o cosmo e a Terra", afirma o cosmo-biólogo Mikhail Buklin.

O diretor do parque decidiu plantar na região do "fenômeno" alguns pinheiros "saudáveis" para conferir se crescem de forma correta ou não. A resposta virá em alguns anos.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;