Setecidades Titulo
Abstenção na segunda fase da Fuvest chega a 6,6% no Grande ABC
Vanessa Fajardo
Do Diário do Grande ABC
04/01/2010 | 07:03
Compartilhar notícia


O índice de abstenção dos alunos do Grande ABC na segunda fase do vestibular da Fuvest foi o maior dos últimos dois anos. Ontem, 108 candidatos deixaram de fazer o exame, o equivalente a 6,61% dos inscritos. No ano passado, os ausentes representaram 5,9% e, em 2008, 5,31%. Em todo o País, 2.695 (7,1%) não apareceram para as provas deste ano.

Nos dois locais de exame na região - USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) e FIA (Faculdade Interação Americana), em São Bernardo - 1.525 alunos compareceram. Estão em disputa 10.812 vagas na USP (Universidade de São Paulo), Santa Casa e Academia de Polícia Militar do Barro Branco, com mais de 33.000 candidatos.

Quem viu o sonho de estudar na USP ir por água abaixo ontem, mesmo antes de concluir o processo seletivo, foi a operadora de telemarketing Talita Paola Brito Barreto, 19 anos. Ela estava inscrita para fazer a prova na USCS e chegou às 13h10, dez minutos após os portões serem fechados. Desolada, ela chorou sentada em frente à universidade. "Não acredito, não acredito!", dizia, aos prantos.

Moradora no extremo da Zona Leste da Capital, Talita contou que se atrasou porque teve de pegar um ônibus até Santo André, ir de trem até São Caetano e caminhar uma boa extensão da Avenida Goiás. "Me esforcei muito para pagar o cursinho, e muita gente apostava em mim. Isso não poderia ter acontecido", lamentou a jovem.

Talita estava na disputa por uma vaga no curso de Letras, e na primeira fase da prova acertou metade das questões. "Desde criança meu sonho é ser professora", contou.

O aluno Alfredo Margarido Neto, 17, também chegou atrasado. Na disputa por uma vaga em Sistema de Informação, ele achou que os portões se fechariam às 13h30. "Não tem problema, não era o curso que eu queria mesmo. Torço para ser chamado na UFABC (Universidade Federal do ABC)."

A divulgação dos aprovados na primeira chamada será no dia 4 de fevereiro. As matrículas ocorrem nos dias 8 e 9 do mesmo mês.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;