Setecidades Titulo Marco regulatório
Santo André chega a 4.000 cadastros com contribuições para o município

Participações vão ajudar a construir cidade pelos próximos 30 anos

Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
01/04/2022 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Santo André realizou ontem a oitava audiência do Marco Regulatório – série de consultas públicas para ajudar a cidade a planejar os próximos 30 anos – com a marca de mais de 4.000 questionários preenchidos com sugestões sobre habitação, mobilidade urbana, meio ambiente, desenvolvimento econômico e política urbana.

Durante o evento, que foi realizado na Associação dos Engenheiros, na Vila Pires, e reuniu cerca de 40 pessoas, o coordenador do programa Santo André 500 anos, Daniel Buissa, destacou que é a participação popular que vai ajudar a cidade a construir uma legislação sólida e que possa realmente ajudar o município.

Primeiro a usar a palavra, o munícipe Jorge Dutra lembrou que Santo André larga na frente por ser uma cidade que já está pensando o futuro e que isso a coloca em patamar de vantagem com relação aos outros municípios do País.

O morador pediu mais fomento empresarial para o bairro, com cursos de empreendedorismo, especialmente para ajudar na retomada da economia no período pós-pandemia de Covid-19. Também cobrou mais investimentos em cultura e lazer e citou que espaços como a Escola de Samba Lírios de Ouro poderiam ser usados para ações nessa área.

Morador da Vila Pires há quase 20 anos, Carlos César dos Santos pediu que a Prefeitura avalie transformar o canteiro central da Avenida Ibirapitanga em um local para prática de caminhada e corrida, a exemplo do que foi realizado na Avenida das Nações. “Acredito que isso vai fazer com que as pessoas usem esse espaço, façam exercícios e convivam mais”, afirmou. Santos também pediu revitalização na Avenida Firestone, que, na sua avaliação, tem grande parte – após a Perimetral – que serve apenas para estacionamentos.

Marcel Martan pediu que a administração municipal intensifique os esforços junto à CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) para a reativação da Estação Pirelli (fora de uso desde 2006). “Vai impactar na mobilidade e no desenvolvimento econômico da região”, apontou o morador.

O superintendente da Upae (Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos) de Santo André, José Police Neto, lembrou que a grande tarefa das audiência é entender quais são as orientações que a cidade traz para a fórmula de como será desenvolvida a sociedade no futuro. A próxima audiência será dia 5 de abril, 19h15, na Rua Piramboia, 460, Jardim Stella. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;