Setecidades Titulo Ribeirão
Vítima de maus-tratos, cachorro ganha grafite

Estopinha quase morreu em abril de 2021, se recuperou e teve imagem eternizada em Ribeïrão Pires

Heitor Agrício
Especial para o Diário
31/01/2022 | 04:47
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


O ponto de táxi localizado na Rua Euclides da Cunha, no Centro de Ribeirão Pires, ganhou grafite em homenagem ao cachorro Estopinha, mascote de quem trabalha próximo ao local. Vítima de maus-tratos em abril de 2021, quando foi espancado e quase morreu, o animal foi eternizado pelos artistas Cláudio Martucci, 40 anos, e sua mulher Adriana Martucci, 37, autores da homenagem finalizada durante a semana.

Os artistas contam que a ideia surgiu no fim do ano passado, após concluírem os grafites que decoram a Câmara dos Vereadores. “Estava conversando com o Guto (Volpi-PL, presidente da Câmara) sobre fazer uma arte como lembrança de algum morador importante da cidade, e então ele surgiu com a ideia de homenagear o Estopinha”, conta Cláudio.

O designer gráfico tem ligação com grafite desde 1997 e comenta que não conhecia o cachorro, mas que ficou muito comovido com o episódio no ano passado. “Eu via ele pelo Centro algumas vezes, então é algo que mexe com a gente. Fico muito feliz que o Estopinha esteja bem e fico feliz de poder homenagear ele com essa arte”, comenta o artista, que é daltônico e como tem alguma dificuldade para diferenciar cores, conta com ajuda da mulher Adriana.

A escolha do local da arte também é uma homenagem e um agradecimento aos taxistas, responsáveis pelo resgate do cachorro e por cuidarem dos animais em condição de rua que ficam nas proximidades.

O grafite faz parte do projeto MAR (Museu de Arte de Rua) e é coordenado pela Sejel (Secretaria da Juventude, Esporte, Lazer, Cultura e Turismo) de Ribeirão Pires.

Relembre o caso

Estopinha ficou conhecido pelos moradores de Ribeirão Pires após um trágico episódio em abril do ano passado, quando foi espancado por um homem com um pedaço de madeira. O animal teve vários ferimentos na região do crânio, quebrando ossos da face e perdendo um olho. O agressor chegou a ser preso em um primeiro momento, mas acabou libertado.

Depois da crueldade que viveu, o animal recebeu compaixão e carinho. Uma campanha foi iniciada na cidade para bancar os tratamentos, cirurgias e estadia do animal em um hospital veterinário. Estopinha se recuperou muito bem e contou até com uma despedida especial do local onde ficou internado, quando recebeu presentes e doações em seu último dia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;