Internacional Titulo
Washington descarta negociações diretas com Pyongyang
Por Da AFP
09/03/2003 | 18:41
Compartilhar notícia


Os Estados Unidos disseram mais um "não" ao pedido de negociações bilaterais diretas feito pela Coréia do Norte, avaliando que a ameaça que a retomada de seu programa de armamentos nucleares representa deve ser resolvida pela comunidade internacional.

"O que precisamos desta vez é pôr na balança todo peso da comunidade internacional, de uma forma multilateral, para responder à ameaça norte-coreana, para que a Coréia do Norte saiba que não há escapatória", declarou a conselheira de Segurança Nacional do presidente George W. Bush, Condoleezza Rice, entrevista pela rede de televisão ABC.

Descartou a idéia de que simples negociações bilaterais entre Washington e Pyongyang possam bastar para resolver o problema das armas atômicas norte-coreanas, e lembrou que Pyongyang não respeita o acordo-marco de 1994.

"Não temos medo de discutir, mas devemos fazê-lo de maneira a fazer a máxima pressão sobre a Coréia do Norte, de forma que não apenas congele seu programa de armamentos nucleares, mas desmantele-o", disse.

"Precisamos pôr sobre negociações todo peso coletivo da China, Rússia, Japão e Coréia do Sul", acrescentou. "A China tem responsabilidades (...). Os russos têm muito a perder, assim como o Japão e a Coréia do Sul", afirmou.

A Coréia do Norte reiterou nesta sexta-feira seu apelo por negociações diretas com os Estados Unidos para encontrar uma saída para a crise provocada por seu programa nuclear e descartou a abordagem multilateral dada por Bush. Neste contexto de tensão, Pyongyang deu a entender que nos próximos dias vai realizar um novo teste de mísseis de cruzeiro no Mar do Japão, a segunda em menos de duas semanas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;