Setecidades Titulo Jardim do Estádio
Prefeitura de Santo André promete cadastrar sem-teto
Por Cadu Proieti
Do Diário do Grande ABC
27/04/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), que ocupa terreno particular no Jardim do Estádio, em Santo André, afirmou que a Prefeitura se comprometeu a cadastrar as cerca de 1.300 famílias, que estão alojadas no local, em programas habitacionais do município no dia 2. O grupo vive na área há cerca de dois meses.

No dia 14 de março, o juiz João Antunes dos Santos Neto, da 5ª Vara Cível do município, determinou a reintegração de posse do terreno. Na sentença, o magistrado ordenou que o poder público municipal estivesse presente para a inclusão dos sem-teto nos programas sociais.

A equipe do Diário procurou a Prefeitura para confirmar a presença da Secretaria de Inclusão Social no assentamento na quarta-feira para cadastrar os ocupantes. Porém, a administração não se pronunciou sobre o assunto.

No inicio deste mês, o MTST foi até o Palácio dos Bandeirantes, no bairro Morumbi, Capital, para tentar dialogar com o governo estadual. No encontro, a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) comprometeu-se a garantir solução provisória para as famílias acampadas que comprovarem situação de vulnerabilidade social.

 

REINTEGRAÇÃO

Após a determinação de reintegração de posse determinada pelo juiz João Antunes dos Santos Neto, a Polícia Militar pediu 45 dias para realizar a ação. O magistrado acatou o pedido e o prazo vencerá oficialmente no dia 11. A corporação promete definir a data da desocupação na próxima semana.

O MTST entrou com recurso na Justiça pedindo prazo de 120 dias para que a retirada das famílias seja realizada. Porém, a solicitação não foi atendida até o momento. "Pedimos mais tempo para continuarmos tentando colocar o proprietário do terreno nas negociações. Já falamos com governos municipal, estadual e federal. Essas coisas não se resolvem rápido", disse Maria das Dores, uma das coordenadoras do movimento.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;