Setecidades Titulo Sustentabilidade
Projeto envolve alunos e professores de 18 escolas do município

Plantio de árvores estimula o cuidado com o meio ambiente em unidades de ensino andreenses

Por Flávia Fernandes
Especial para o Diário
02/04/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa


 Estudantes da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Luiz Sacilotto, no Jardim Alvorada, em Santo André, aprendem na prática a importância da Mata Atlântica, bioma que integra 61,9% do território da cidade. Por meio do programa Escola Amiga do Meio Ambiente, eles participam de plantio de mudas de alecrim-de-campinas e aldrado, ação que é acompanhada por aulas sobre sustentabilidade durante o mês todo.

A equipe do Diário acompanhou oito turmas, com crianças com idade entre 4 e 8 anos – alunos do 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental – durante o plantio, realizado em área externa da unidade de ensino. Os estudantes interagiram jogando terra nos berços onde as árvores crescerão e receberam conhecimento sobre meio ambiente e sustentabilidade. “Gostei muito. Aprendi que as árvores são muito importantes para a respiração”, comenta o aluno Yago Oliveira, 8 anos, do 3º ano. “Descobri que as árvores são nossas amigas e trazem oxigênio para a gente”, complementa o colega de turma João Froese, 8.

Para o fortalecimento da ação, os docentes participaram de um treinamento no mês de março com equipe da Secretaria do Meio Ambiente sobre biodiversidade, botânica e desenvolvimento sustentável. Renata Damico, professora do 3º ano, considera que a formação é fundamental para inserir o tema em sala de aula. “São assuntos muito próximos a nós, que envolvem a geografia e a ciência, mas pouco falamos com os alunos sobre Mata Atlântica, por exemplo. Após o treinamento, levamos esses conhecimentos para eles.”

Outras 17 escolas da região receberão plantio de árvores, que podem variar de tamanho e espécie, de acordo com o espaço disponível no local. As capacitações com os professores serão realizadas até maio e o plantio desenvolvido nas escolas, até junho. “Nossa expectativa é a de que as escolas que aderiram ao projeto realizem o plantio até setembro e que outras escolas que ainda não aderiram possam abraçar o convite e deixar esse legado para os presentes e futuros cidadãos de Santo André”, destaca o secretário do Meio Ambiente, Fabio Picarelli. 

Ao todo, serão plantadas 24 mudas, de 16 espécies diferentes, em 18 escolas. Na capacitação, os professores também são incentivados a trabalhar atividades com as crianças que promovam o cuidado pós-plantio, tanto com as árvores recém-plantadas quanto com as que já estavam presentes no espaço escolar.

Lançado no ano passado, o programa foi desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente em parceria com outros órgãos da educação e de gerência urbana da cidade com o objetivo de promover o conhecimento ambiental dos alunos e resgatar a importância da Mata Atlântica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;