Política Titulo Recuperação
Lula retorna à atividade política em São Bernardo

Depois de um câncer, o ex-presidente vai à inauguração do
CEU com Ana de Hollanda, Marta Suplicy e Fernando Haddad

Rogério Santos
do Diário do Grande ABC
14/04/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retoma hoje as atividades políticas em São Bernardo, onde começou a atuar como líder sindical no fim da década de 1970. Recuperado de um câncer na laringe, o petista participa da inauguração do CEU (Centro Educacional Unificado) ao lado da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, da senadora Marta Suplicy, do pré-candidato à prefeitura de São Paulo pelo PT, Fernando Haddad.

O complexo educacional será nomeado Regina Rocco Casa, homenagem à mãe da ex-primeira-dama do Brasil Marisa Letícia.

Pelo menos 2.000 pessoas são aguardadas no evento, que tende a se tornar um grande ato político da sigla, antecedendo a campanha eleitoral. A solenidade colocará no mesmo palanque Marta e Haddad, que disputaram ferrenhamente a condição de postulante petista ao Paço da Capital.

Apesar da euforia pelo retorno do ex-presidente, foi montado esquema especial seguindo recomendações médicas para evitar aglomeração. "Haverá todo um tratamento para evitar muita gente em torno dele", disse o prefeito Luiz Marinho (PT). Segundo o chefe do Executivo, não há certeza sobre um pronunciamento de seu padrinho político. "Se ele quiser vai falar ou não, isso quem vai decidir é a dona Marisa. Se ela deixar, vão ser só três minutos", completou Marinho.

No entanto, o ex-presidente é conhecido por quebrar o protocolo em eventos oficiais, o que aumenta a expectativa de aproximação entre o petista e o público que estará no local para rever o ex-comandante da Nação.

Ontem, Lula se encontrou com a presidente Dilma Rousseff (PT) em São Paulo. O encontro durou quase três horas e, mesmo com o encontro não tendo sido divulgado com antecedência, ventila-se que a conversa foi sobre o encontro de Dilma com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama e a CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) que investiga o envolvimento de Carlinhos Cachoeira com políticos de Goiás e do Distrito Federal.

Cautela na campanha - Principal nome do PT no País, Lula foi diagnosticado com câncer em outubro, iniciando imediatamente o tratamento, concluído em fevereiro. Desde então, tem feito sessões de fonoaudiologia para melhorar a fala e vai fazer também fisioterapia para recuperar massa muscular, perdida durante a quimioterapia.

Apesar da melhora em seu estado de saúde, a participação de Lula na campanha eleitoral é aguardada por petistas em todo o Brasil e, principalmente, no Grande ABC, onde o carisma do ex-presidente será utilizado nos palanques eleitorais da região para fortalecer o projeto de reeleição dos prefeitos Luiz Marinho, Oswaldo Dias (Mauá) e Mário Reali (Diadema), além de turbinar a campanha eleitoral do deputado estadual Carlos Grana, pré-candidato ao Paço de Santo André.

"A campanha começa a partir de julho. Creio que até lá ele tenha condições de participar na medida das suas possibilidades", alegou Marinho. No entanto, Lula reconhece que não participará da corrida eleitoral com a mesma disposição com que esteve no pleito de 2008.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;