Política Titulo Mauá
Marcelo avalia abrir mão para dobrada Oswaldo-Donisete

Parlamentar de Mauá cogita desistir de pleito caso haja consenso entre ex-prefeitos

Por Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
03/04/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Único vereador do PT em Mauá e pré-candidato a deputado federal, Marcelo Oliveira (PT) tem avaliado desistir do projeto caso haja consenso entre os ex-prefeitos petistas Oswaldo Dias (entre 1997 e 2004 e de 2009 a 2012) e Donisete Braga (de 2013 a 2016) e a dupla amarre dobrada para o pleito de outubro. Tanto Oswaldo quanto Donisete reivindicam candidatura a deputado estadual pelo partido.

“Se houver um consenso no PT para que um saia (candidato) a estadual e outro, a federal, eu abro mão (de disputar cadeira em Brasília)”, admitiu o parlamentar, ao Diário. O petista ressaltou ainda que um possível recuo “não está condicionado” a acordos visando a eleição de 2020, quando o petismo tentará retomar o comando do Paço mauaense.

Antes de decidir ser candidato, no fim do ano passado, Marcelo já estava resistindo em concorrer no pleito. A avaliação do grupo do parlamentar era a de que seria mais viável o petista se dedicar a atuação na Câmara para, daqui dois anos, asfaltar candidatura a prefeito. Por ser o único petista com mandato, apoiadores do vereador acreditam que não seria necessário passar pela eleição estadual para fortalecer eventual projeto municipal.

Marcelo acabou reavaliando e decidiu assumir a pré-candidatura a federal, levando em consideração o fato de a microrregião de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra carecer de candidaturas federais pelo petismo.

Sondado por partidos, como PTB e PDT, e contrariado com o desejo de Oswaldo de insistir em projeto à Assembleia Legislativa, Donisete ainda estaria avaliando saída do petismo para tentar retomar mandato no Parlamento paulista, onde foi deputado por quatro mandatos (1999-2002, 2003-2006, 2007-2010 e 2011-2012). No fim de semana, o petista teria se incomodado com notícias falsas espalhadas pelas redes sociais de que teria trocado o PT pelo PSD.

DISPUTA ANTIGA
Apesar do aceno de Marcelo Oliveira, há no PT de Mauá quem não acredite na dobrada entre os ex-prefeitos. Correligionários próximos de Oswaldo dizem que o petista, primeiro prefeito petista na cidade, está inflexível e que não abrirá mão de disputar o pleito estadual. A insistência do Oswaldo é atribuída à movimentação no pleito de 2012, que enterrou seu projeto à reeleição e estruturou a candidatura de Donisete a prefeito – saiu vitorioso no segundo turno, contra a então também deputada estadual Vanessa Damo (ex-MDB, hoje sem partido).  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;