Cultura & Lazer Titulo Retrô
Emissoras lembram até domingo principais fatos do ano

Rede Record, TV Cultura e Globo abordarão temas que marcaram o Brasil e o mundo em política, economia, esporte e cultura

Por Miriam Gimenes
28/12/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Todo fim de ano é normal fazermos um balanço do que passou, tanto o que foi bom, quanto o que não agradou tanto. No noticiário procede-se da mesma maneira, tanto que as emissoras começam a mostrar hoje os temas que tomaram os jornais em 2017, principalmente na política, esporte, economia e cultura.

A primeira retrospectiva que vai ao ar é a da Rede Record, hoje, a partir das 22h30, apresentada por Domingos Meirelles. Entre os destaques do noticiário, estão as denúncias que estremeceram o País, entre eles os processos e a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva; as malas de dinheiro encontradas no apartamento de Geddel Vieira Lima, as rebeliões nos presídios brasileiros, o incêndio na creche em Minas Gerais; a polêmica provocada pela performance apresentada no MAM (Museu de Arte Moderna) de São Paulo; os conflitos entre os Estados Unidos e Coreia do Norte; o terrorismo no mundo e, por fim, a tímida retomada do crescimento da economia brasileira. O programa apresenta ainda o quadro Imagens do Ano, com cenas que se destacaram em 2017.

Amanhã será a vez de Glória Maria e Sérgio Chapelin fazerem um balanço do ano no Globo Repórter, logo depois de A Força do Querer. “Esse programa vai mostrar um ano de extremos, de intolerância, opressão e revoltas. Foi difícil, duro, sem amor e muito violento, mas temos certeza de que o mundo pode ser melhor. Olhar para ele com sabedoria e conhecimento faz com que a gente encontre forças para fazer um 2018 diferente”, analisa Glória Maria. Entre os destaques estão os transgêneros, que ganharam espaço e hoje são cada vez mais reconhecidos e compreendidos, e também as pessoas que ficaram conhecidas por seus gestos de honestidade também serão lembradas e celebradas.

Já o balanço feito pela TV Cultura será apresentado no domingo, às 21h20, e promoverá debate. Para tanto, o programa, que terá a mediação e apresentação de Willian Corrêa, receberá o filósofo Luiz Felipe Pondé; o médico e diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP, Paulo Saldiva; a advogada Maristela Basso; o consultor político Gaudêncio Torquato; o jurista Modesto Carvalhosa; e o historiador e escritor Jaime Pinsky.

DA CASA
A retrospectiva do Diário com os fatos que marcaram, especialmente, as sete cidades será publicada domingo. Nas páginas 5 e 6 de hoje tem resumo do ano do caderno Turismo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;