Memória Titulo
O Jubileu do padre Beto. A Igreja reunida
Por Ademir Medici
18/12/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Celebrando este jubileu de prata, sou muito grato a Deus por ter me chamado e escolhido para colaborar com o anúncio do Evangelho do Senhor.

Celebrar a Eucaristia é a graça que Jesus nos concede, quando fazemos memória da sua paixão, morte e ressurreição, por isso, certo da minha pequenez me uno à grandeza de um Deus que se faz alimento para nos sustentar.

Sou muito feliz, por ser padre e estar a serviço da Igreja. Muito aprendi nas paróquias onde trabalhei, de modo especial Nossa Senhora de Guadalupe (São Bernardo), São Bento (São Caetano) e agora na São João Batista (Rudge Ramos, em São Bernardo).

Desejo ser sempre ‘o menor entre vós’ e servindo ao Senhor com alegria.

Padre Roberto Alves Marangon, o padre Beto, dezembro de 2017.

Como todo jovem do Grande ABC em transformação nas décadas de 1950 e 1960, e nas décadas seguintes, do fortalecimento da industrialização, com seu atual declínio, Roberto Alves Marangon, desde pequeno Beto, estudou e trabalhou ao mesmo tempo.

Estudou em escola pública na sua São Caetano, do primário ao colegial. E trabalhou na indústria, na Coferraz e na Philips (em Mauá e Ribeirão Pires), numa jornada de quase 20 anos. E sempre morou no bairro Cerâmica.

Participava com os pais e demais familiares das missas e procissões. Frequentou grupos de jovens. Visitou doentes e trabalhou na formação ética e cristã dos funcionários do Hospital São Caetano.

Deixou a indústria para estudar e ser ordenado padre. Neste dezembro, está completando seu jubileu de prata. É o pároco de Rudge Ramos. Atuou em igrejas de Santo André, São Caetano e na periferia mais longínqua de São Bernardo.

Exerceu diversas atividades pastorais e eclesiais. Chegou a vigário geral da Diocese. É professor de Biologia (Ensino Médio), de Doutrina Social da igreja, de Bioética e vice-diretor do Instituto de Teologia da Diocese de Santo André.

A celebração dos 25 anos de padre reuniu nomes importantes da Igreja. Foram quatro dias de orações e reflexões na Paróquia São João Batista, em Rudge Ramos, antigo bairro dos Meninos. A igreja sempre repleta.
No último dia, a presença de muitos padres; sempre o povo presente. Fiéis entre amigos e parentes. Padre Beto já não tem o pai. A mãe reside no bairro Cerâmica.

Diário há 30 anos
Sexta-feira, 18 de dezembro de 1987 – ano 30, edição 6628
Manchete – Sarney (presidente da República) não aceita imposições do ainda ministro da Fazenda (Bresser Pereira)
Futebol – Germano Schmid reeleito presidente do EC Santo André.
Memória – Uma vista do Centro de Ribeirão Pires
a partir do morro de
Santo Antonio, em foto tirada por Vangelista Bazani, o Gili.

Em 18 de dezembro de...
1953 – Promulgada a lei estadual número 1.420, que cria a Comarca de Santo André, com abrangência sobre toda a região.
1954 – Inauguradas as instalações da Refinaria de Petróleo União, em Capuava, Mauá – a Recap dos dias atuais, do sistema Petrobras.

Santos do dia:
Senhora do Ó
Basiliano
Flamano
Rufo
São Vunibaldo

Hoje
Dia Internacional do Migrante

Municípios brasileiros
Celebram seus aniversários em 18 de dezembro:
Em São Paulo, Sete Barras. Elevado a município em 1959, quando se separa de Registro;
No Paraná, Arapoti;
Em Goiás, Aruanã e Rianápolis;
Na Paraíba, Condado;
No Rio Grande do Sul, Getúlio Vargas, Horizontina, Não-Me-Toques e Tapera;
Em Santa Catarina, Guarujá do Sul;
Na Bahia, Lençóis;
Em Sergipe, Ribeirópolis;
Em Alagoas, Roteiro;
No Mato Grosso do Sul, Santa Rita do Pardo;
No Piauí, São Julião. (Fonte: IBGE)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;