Cíntia Bortotto Titulo Análise
Vale a pena mudar de carreira?
Cíntia Bortotto
09/12/2017 | 00:42
Compartilhar notícia


Vai chegando o fim do ano e, naturalmente, começamos a fazer um balanço da nossa vida. Onde chegamos até aqui? Para onde queremos ir? Algumas pessoas chegam até a repensar a carreira. Mas, e aí?

Sempre é hora para procurar a sua realização profissional, independentemente de sua idade ou da carreira que tenha escolhido. É importante tomar as decisões com coerência. Diversos fatores podem levar um profissional a pensar em mudar de área, em diferentes fases da vida. Na realidade, quem nunca se sentiu insatisfeito e sem perspectivas em seu campo de atuação? Muitas pessoas ficam inseguras para tomar uma atitude que pode mudar suas vidas e escolher um novo caminho, que pode trazer ganhos e perdas.

O primeiro passo para quem quer mudar de área é procurar um profissional especializado, que pode lhe ajudar a entender por que você está se sentindo insatisfeito com sua área. Por meio de diversos testes psicológicos, inventários comportamentais e entrevistas, o especialista, em geral com formação em psicologia, lhe ajuda a descobrir o que lhe dá mais satisfação, quais são seus pontos positivos e negativos, para que, assim, você saiba qual carreira deve seguir, baseando-se em suas preferências e em seu estilo comportamental. Portanto, é muito importante ter calma e autoconhecimento.

Nem sempre começar do zero é fácil, por isso, especialistas aconselham que você aposte no que já é próximo da sua área. Sempre é tempo para mudar de carreira. Mas, para isso, é importante levar em consideração as dificuldades de cada etapa da sua vida, qual a formação mais apropriada, por exemplo, fazer um curso técnico, outra graduação ou uma pós, e também o quanto você tem disponível para investir em termos financeiros. Outra dica é tentar utilizar o conhecimento que você já tem para desempenhar um bom papel no novo campo em que quer atuar. Ter feito um curso Superior em outra área pode ajudar bastante a complementar seu currículo e pode lhe deixar à frente de outros candidatos na hora de conseguir um emprego.

Não é preciso mudar de área radicalmente. É muito difícil uma pessoa querer trabalhar com algo completamente diferente do que ela já trabalhava. Por exemplo, conheço um executivo que é formado em Direito e que, mais tarde, decidiu mudar de área e fazer contabilidade. Hoje, ele atua na área de auditoria interna em uma multinacional e é super-requisitado e reconhecido, pois reúne mais de uma formação, uma visão mais ampla e uma série de competências. Portanto, ter uma carreira anterior pode facilitar a reinserção ou adaptação no mercado de trabalho.

Nunca desista, pois sempre é tempo de aprender e buscar a felicidade, com equilíbrio e bom-senso.

Siga confiante e boa sorte! 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;