Cultura & Lazer Titulo
Em mostra individual, Gafi leva base grafiteira às telas
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
06/04/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O grafite deixa os muros e, em diálogo com outras técnicas pictóricas, ganha a sala especial do Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa. O artista plástico Guilherme Augusto (ou Gafi, como ficou conhecido quando deu os primeiros passos na arte de rua), 24 anos, apresenta seu trabalho em exposição individual. A mostra tem entrada franca e fica em cartaz para o público de hoje até dia 29.

"Comecei frequentando os eventos de grafite em Santo André, aprendi muito. Mas o primeiro muro que grafitei foi o da minha escola, Senador Galeão Carvalhal, em 2005. Foi muito importante porque não tinha como bancar o material e a diretora me apoiou. O mural está lá até hoje", orgulha-se.

Na faculdade de Educação Artística, que concluiu no ano passado, Gafi pôde incorporar novas técnicas à sua base grafiteira. "Eu me apropriei das tintas spray e acrílica, que usamos nos muros, para desenvolver meu trabalho nas telas e em outros suportes", diz.

Em 2007, a convite de um professor, participou de exposição em que deu o pontapé inicial à série de pintuas de máscaras de gás, que considera o primeiro trabalho em que teve total liberdade de criação. Depois dos muros e telas, Gafi pintou ainda sobre madeira e jornal. Até camisetas ganharam sua assinatura. "Gosto de trabalhar com a ideia de aproveitarmos o que é mais acessível e sustentável. Já apliquei folhas de árvores em algumas pinturas e uso bastante tinta acrílica também. A spray continua muito cara", explica.

Todas essas fases estão presentes na individual, que acaba por funcionar como retrospectiva precoce do artista. Destaque para os primeiros desenhos e para série inédita finalizada na última semana.

Guilherme Augusto - Exposição Museu de Santo André - Rua Senador Fláquer, 470. Tel.: 4438-9111. Entrada franca. Até dia 29.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;