Cultura & Lazer Titulo
Especial celebra 25 anos da 'Rádio Matraca'
Por
24/04/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


"Três coisas que tenho na vida, que estão sendo longas, não esperava que fossem passar de dois meses, que são a banda Língua de Trapo, meu casamento e a Rádio Matraca, já com 25 anos", diz Laert Sarrumor,produtor e apresentador do programa da Rádio USP FM. Mistura de humor com informação e músicas, o semanal fecha o mês de comemorações de um quarto de século com edição especial ao vivo hoje, às 17h.

Vencedor do Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) de 2008, na categoria Rádio-Humor, o programa teve seu embrião nos shows do "Língua de Trapo", em meados dos anos 1980. Durante as mudanças de figurino nas performances, os integrantes resolveram inventar uma rádio, com paródias em fitas cassetes. Em uma das apresentações, o coordenador da Rádio USP na época, André Barbosa Filho, fez o convite.

"No início a turma era grande", conta Laert. Já passaram pela Rádio Matraca Carlos Melo, Cassiano Roda, Marcelo Moraes, Oscar Pardini, Lizoel Costa, Yvette Matos e Ayrton Mugnaini Júnior. Então recém-formada em radialismo, Alcione Sanna era amiga de Ayrton e o acompanhava nas gravações. Escrevendo um esquete aqui ou fazendo uma voz ali, Alcione acabou incorporada à equipe em 1998. "Hoje praticamente mando, cuido do orçamento, das contas, das dívidas", brinca ela, que divide a apresentação e a produção com Laert.

Partidários do humor politicamente incorreto - mas não chulo, como ressalta Alcione - os dois estão desanimados com as piadas sobre políticos (que seria fonte de graça já que estamos em ano eleitoral). "Talvez pela minha descrença, não me sinta muito estimulado a fazer piadas políticas. Eu faço mais piadas de costumes, piadas sociais, do comportamento do ser humano em geral perante a vida", diz Laert. "Os políticos são nossos concorrentes", afirma Alcione.

Ao final da entrevista, o apresentador fez sua aposta pra o futuro do programa: "Espero que a gente continue assim nos próximos 25 anos". E só para constar, a Língua de Trapo tem 30 anos e, o casamento de Laert, 16.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;