Setecidades Titulo
Morador do ABC é internado com suspeita de 'superpneumonia'
Por Do Diário OnLine
26/04/2003 | 00:51
Compartilhar notícia


Um homem de 47 anos, morador de Santo André, foi internado quinta-feira passada no Hospital Emílio Ribas, em São Paulo, com suspeitas de ter contraído pneumonia atípica — doença que já matou 274 pessoas em todo o planeta. Segundo a Secretaria de Saúde estadual, ele esteve em Pequim (China), maior pólo mundial da doença, há menos de dez dias.

O paciente voltou ao Brasil no último dia 15 e começou a apresentar os sintomas da doença no dia 18, mas só foi internado na quinta. Ele chegou ao hospital com quadro de tosse, falta de ar e febre alta. O Emílio Ribas é um dos hospitais na capital paulista que têm condições de manter pacientes em isolamento.

Segundo o último balanço da Organização Mundial da Saúde (OMS), 4.649 casos da pneumonia atípica, também conhecida como Síndrome Respiratória Aguda Severa (Sars, sigla em inglês), foram registrados no mundo até esta sexta-feira.

No Brasil, o primeiro caso suspeito foi o da jornalista inglesa Sally Blower, que desembarcou em São Paulo poucos dias após passar pela Malásia e por Cingapura, áreas de risco de contágio. Ela permaneceu isolada no Hospital Albert Einstein por dez dias e só recebeu alta depois de passado o período durante o qual a doença pode ser transmitida.

Ainda nesta sexta-feira, o Brasil soube de mais uma suspeita de pneumonia asiática. A estudante Mariana Mendes Batista, 19 anos, foi internada num hospital da periferia de Londres porque o raio x do aeroporto internacional de Heathrow indicou uma mancha no pulmão da garota.

O corretor de imóveis Lindsey Batista, pai da garota, se disse surpreso e preocupado com a notícia. Entrevistado pela TV Globo, ele disse que Mariana "nunca teve nada" e goza de uma "saúde plena e perfeita".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;