Internacional Titulo
Coréia do Sul afunda navio norte-coreano
Por Do Diário do Grande ABC
15/06/1999 | 10:12
Compartilhar notícia


Embarcaçoes sul-coreanas afundaram nesta terça-feira um contratorpedeiro norte-coreano e provocaram sérios danos em outras duas em uma zona disputada pelos dois países vizinhos no Mar Amarelo, depois de uma semana de provocaçoes e ameaças.

A Coréia do Sul se encontra em estado de alerta máximo para impedir os ataques norte-coreanos depois desse enfrentamento. As autoridades de Pyongyang exigiram desculpas e advertiram sobre o perigo de escalada do conflito. "Registrou-se (...) uma situaçao perigosa na qual uma guerra poderá acontecer a qualquer momento na Coréia devido às temíveis provocaçoes militares sul-coreanas", afirmou a Agência Central de Notícias Coreana (KCNA, agência oficial norte-coreana).

A KCNA acusou os "barcos de guerra" sul-coreanos de entrarem em suas águas territoriais, depois do primeiro enfrentamento armado em 6 meses entre as duas Coréias, que tecnicamente continuam em guerra.

O intenso tiroteio de metralhadoras pesadas, que durou uns dez minutos, aconteceu depois que um barco norte-coreano disparou contra os navios sul-coreanos que investiram conta as embarcaçoes intrusas, afirmaram os responsáveis do ministério da Defesa em Seul.

"Nós disparamos em resposta, depois que a Coréia do Norte abriu fogo primeiro", disse o coronel Hwang Dong-Kyu, porta-voz do Estado Maior. As forças sul-coreanas responderam com disparos de metralhadoras pesadas de 40 milímetros, que acabaram afundando um torpedeiro norte-coreano e provocaram sérios danos em pelo menos outras duas embarcaçoes na zona em litígio entre os dois adversários.

Sete marinheiros sul-coreanos ficaram feridos e dois de seus barcos sofreram danos leves no tiroteio, indicou um funcionário do ministério da Defesa. Por sua parte, a KCNA afirmou que uma embarcaçao foi afundada e outras três sofreram sérios danos em um enfrentamento com 12 "barcos de guerra" sul-coreanos intrusos. Nao precisou o que aconteceu com a tripulaçao norte-corana.

Este choque, o primeiro nessa zona em dois anos, aconteceu quando barcos sul-coreanos tentaram expulsar duas embarcaçoes comunistas da zona reclamada por Seul, ante o que os três contratorpedeiros norte-coreanos se lançaram em seu auxílio.

Esta batalha se refletiu na Bolsa de Seul, que fechou em baixa de 2,2%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;