Política Titulo Mauá
Petista, Rômulo segue no governo de Atila

Ex-vereador e braço direito de Donisete
Braga continua à frente da Arsep na gestão atual

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
17/01/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


Vereador entre 2009 e 2012 e braço direito do ex-prefeito de Mauá Donisete Braga (PT), Rômulo Fernandes (PT) segue respondendo pela Arsep (Agência Reguladora de Serviços Públicos de Mauá) no governo de Atila Jacomussi (PSB), que derrotou Donisete nas urnas em outubro.

O cargo exercido pelo petista foi referendado pela Câmara de Mauá em abril, para um mandato de quatro anos – ou seja, entregaria a vaga somente em 2019. Com a derrota de Donisete, cresceu a pressão no PT para que Rômulo renunciasse ao posto, assim como fez a ex-primeira-dama Celma Dias (PT), mulher do ex-prefeito Oswaldo Dias (PT), ex-ouvidora municipal.

Rômulo, entretanto, optou por continuar e receber salário de R$ 13 mil mensais. Ele tem ido todos os dias à Prefeitura e até despachado. No dia 1º de janeiro, por exemplo, o petista instituiu a comissão permanente de licitações.

Dentro do governo, a presença de Rômulo tem incomodado alguns, mas o alto escalão ainda não tratou oficialmente do assunto. O que aliados próximos de Atila esperam é que o PT delibere sobre o assunto, uma vez que não há instrumentos jurídicos legais para retirar o ex-parlamentar do cargo. Celma Dias, por exemplo, também poderia ficar na função, mas, como ela decidiu renunciar, Atila pôde contemplar o ex-vereador e ex-prefeiturável Rogério Santana (Rede) como ouvidor municipal – cujo salário é de R$ 12 mil.

Criada em 2015 por Donisete, a Arsep tem em sua concepção regular serviços de água, esgotamento sanitário, lixo, drenagem e manejo de águas pluviais. A estrutura conta com 12 funcionários, sendo seis comissionados e a outra metade de cargos concursados.

Rômulo foi assessor de Donisete quando o ex-prefeito exerceu mandato na Câmara e na Assembleia Legislativa. Quando Donisete venceu o pleito, ele figurou em secretarias estratégicas – como Relações Institucionais – e ficou brevemente no Legislativo (havia sido suplente na eleição de 2012). Em 2016, integrou a coordenação da campanha de Donisete, derrotado no segundo turno por Atila Jacomussi.

O ex-vereador petista não foi encontrado para comentar o assunto. O PT pretende debater a situação em reunião no diretório nos próximos dias.

QUADROS PETISTAS
Além de Rômulo Fernandes, outros nomes ligados ao petismo compõem o primeiro escalão de Atila, como Márcio Chaves (hoje PSD, Saúde), Rogério Santana e Ciomar Okabayashi (Desenvolvimento Econômico). Atila sempre minimizou o fato, dizendo ser prefeito de Mauá e não de um partido. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;