Política Titulo
Ingresso de parlamentar afugenta OAB do PSD
Por Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
07/10/2011 | 07:06
Compartilhar notícia


O PSD em Santo André está em vias de nascer sem nenhuma grande representação. Nos últimos dias, pessoas ligadas à Ordem dos Advogados do Brasil na cidade cogitaram ingressar na legenda liderada por Gilberto Kassab. Porém, com a filiação do vereador Francisco Alberto, o Alemão do Cruzado, ex-PSL, o grupo desistiu da empreitada. Diante da indefinição do rumo, integrantes da Associação Comercial e Industrial de Santo André também tiraram o time de campo.

O argumento utilizado pelo grupo da OAB, encabeçado pelo presidente, Fábio Picarelli, foi que o formato proposto de mudança não se viabilizou. Confirmando o convite por parte do articulador do PSD na região, Beto Torrado, ligado ao vereador paulistano José Police Neto, o Netinho (PSDB), o dirigente salientou que não passou de ensaio. "Ele nos apresentou projeto inovador, com lideranças da sociedade, porém no final recorreu a vereadores. Nada contra o parlamentar, mas acredito que é irreversível."

Picarelli defendeu que a intenção era construir o PSD em Santo André, formando novas lideranças. Ele avaliou que o recuo se deu pelo desconforto que a iniciativa de Torrado gerou no grupo. "Não agradou o pessoal. A ideia era modificar cenário. Ele sabia das condições que impusemos, por isso vejo ser remota mudança na postura." Torrado disse que as conversas vão permanecer para garantir lideranças de peso, como OAB e Acisa. "Queremos trazer pessoas com um bom nível para fortalecer os quadros em um projeto diferenciado."

Representantes da Acisa, por sua vez, após visualizarem a dificuldade da interlocução e demora na efetivação do partido, estão mudando o direcionamento político. Agora, o PR passou a ser o foco. A sigla vai se aliar ao PT na eleição de 2012. "O PR possui aliança preferencial. Eles (grupo da Acisa) querem entrar na disputa para indicar o vice (do pré-candidato do PT, Carlos Grana). É um setor importante que queremos dialogar", assegurou o vereador Tiago Nogueira, componente da executiva estadual do PT.

Diante do atual panorama, o PSD deve parar no colo do prefeito de Santo André, Aidan Ravin (PTB). O petebista adiantou que conversou com Torrado ontem e que "está muito bem encaminhado e que considera o PSD como aliado". "Ficou definido em São Caetano que ficará com o prefeito José Auricchio Júnior (PTB). Aqui também pode estar."

Alemão confirmou as expectativas do petebista de que o PSD deve compor a base de sustentação. "A tendência é estar com o governo."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;