Internacional Titulo
FBI revela conteúdo de cartas contaminadas com antraz
Das Agências
24/10/2001 | 00:04
Compartilhar notícia


O FBI (Federal Bureau of Investigation, a polícia federal dos EUA) revelou nesta terça-feira o conteúdo de três cartas contaminadas com a bactéria do antraz que foram enviadas a um membro do Congresso e a dois meios de comunicação americanos.

As três cartas, acompanhadas de seus envelopes, apresentam similaridades na caligrafia e no conteúdo. Elas foram escritas em letras maiúsculas e, aparentemente, segundo dois grafologistas, foram escritas por uma ou mais pessoas que não são nem americanos nem ocidentais.

As três cartas estão com datas de 11 de setembro, mesma data dos atentados contra alvos em Washington e Nova York. Todas foram enviadas de Trenton, Nova Jersey.

A primeira carta foi enviada no dia 12 de outubro ao âncora da NBC Tom Brokaw. A carta fez com que sua assistente Erin O'Connor, 38 anos, contraísse a forma cutânea da doença.

O texto diz:
"Esta é a continuação
Tome penicilina agora (escrito com erro ortográfico)
Morte à América
Morte a Israel
Alá é grande"

No dia 15 de outubro, o Senado anunciou que uma carta enviada ao chefe da maioria democrata, Tom Daschle, continha o bacilo do antraz.

Essa segunda carta também está escrita em letras maiúsculas, mas com letras ligeiramente menores, e diz:
"Vocês não podem nos deter
Temos este antraz
Vocês morrer agora (sic)
Está com medo?
Morte à América
Morte a Israel
Alá é grande"

No 19 de outubro, uma funcionária do jornal New York Post é confirmada como portadora da variante cutânea da doença. É a terceira carta contaminada, que não foi aberta. Seu conteúdo é exatamente o mesmo da primeira carta.

Na tarde desta terça-feira, o secretário de Justiça dos EUA, John Ashcroft, indicou que a revelação do conteúdo das cartas visava a informar o público sobre a forma dessas mensagens para facilitar a detecção de outras eventuais cartas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;