Esportes Titulo Troféu Brasil
Fabiana Murer bate recorde pessoal e lidera ranking mundial

Com 4,87 m, saltadora de São Caetano supera marca sul-americana; Jadel Gregório se aposenta

Márcio Donizete
Especial para o Diário
04/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


O último dia do Troféu Brasil de Atletismo, ontem, na Arena Caixa, em São Bernardo, foi de Fabiana Murer. A atleta do salto com vara sagrou-se campeã da modalidade e, de quebra, bateu seu recorde pessoal e também o sul-americano: 4,87 m. Com isso, ela passa a liderar o ranking mundial no ano – superando a grega Ekaterini Stefanidi em um centímetro –, faltando apenas um mês para os Jogos Olímpicos, nos quais é esperança de medalha.

A saltadora da BM&FBovespa/São Caetano ainda tentou chegar aos 5 m, porém não obteve êxito após duas tentativas. “Foi a primeira fez que eu tentei 5 m em competição. Em treino, já tentei. Fico feliz de ter experimentado e começado a achar o caminho para tentar os 5 m”, comentou, satisfeita.

Na mesma prova, Joana Ribeiro da Costa, do EC Pinheiros, segunda colocada, também garantiu o índice olímpico ao saltar 4,50 m. “Faço o que amo e vou para a Olimpíada muito emocionada”, exaltou ela, que terá de deixar a função de voluntária dos Jogos para agora ir como competidora.

JADEL GREGÓRIO

Um dos maiores nomes da história do atletismo se despediu ontem das pistas. Jadel Gregório, 35 anos, bem que tentou o título do salto triplo no Troféu Brasil, mas as limitações físicas não permitiram que ele conseguisse o índice olímpico para a Rio-2016.

No fim, abraços nos adversários, no público e na família, que veio assistir à sua última aparição como profissional. “Foram 18 anos de muito trabalho, desafios, vitórias, momentos muito bons, outros nem tanto. Conheci lugares, aprendi idiomas”, disse, em meio às lágrimas.

Ele saltou 15,90 m – abaixo dos 16,19 m obtidos no sábado – e terminou na modesta quinta posição. O ouro ficou com Jean Cassemiro Rosa, do EC Rezende, que fez 16,38 m.

Nos Jogos, o Brasil não será representado na modalidade.

OUTROS ÍNDICES

Nos 200 m rasos, os velocistas Jorge Vides, do Brasil Foods/ILF, com 20s40, e Vitor Hugo dos Santos, da BM&FBovespa/São Caetano, com 20s50, confirmaram índice. No caso de Vitor Hugo, ele também já estava garantido nos 100 m.

Nos 200 m feminino, Kauiza Venâncio, do EC Pinheiros, com 22s93, chegou à marca. E no salto triplo feminino, Nubia Soares, da BM&FBovespa, com 14,17 m, carimbou a vaga.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;