Política Titulo Consolidado
Demora de rivais favorece Marinho
Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
30/01/2012 | 07:36
Compartilhar notícia


O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), assiste confortavelmente à indefinição de seus adversários, que encontram dificuldades em articular candidaturas capazes de desbancar seu projeto de reeleição. Diferentemente das outras seis cidades do Grande ABC, que ostentam, no mínimo, três candidaturas consolidadas, em São Bernardo, de vários nomes ventilados, só o do petista está garantido na eleição de outubro.

Em 2008, quando disputou o Paço pela primeira vez, Marinho teve como adversários Orlando Morando (PSDB), Alex Manente (PPS), Evandro de Lima (PTdoB) e Aldo Santos (Psol). Neste ano, pela indefinição dos opositores, o número de concorrentes tende a diminuir.

Nos bastidores, os adversários do chefe do Executivo têm afirmado que não deverão medir forças com Marinho por considerar árdua a batalha contra a máquina. A principal indefinição parte do PSDB, que não sabe se lançará nome à disputa majoritária ou se apoiará o deputado estadual Alex Manente (PPS), que, por sua vez, se mantém reticente quanto a entrar no páreo.

Na avaliação do cientista político Marco Antonio Teixeira, da Fundação Getúlio Vargas, quanto mais os partidos demoram a definir seus quadros, menos tempo têm para divulgá-los, o que pode prejudicar a lembrança do eleitorado. "Por outro lado é importante compreender os motivos da demora. Às vezes a indefinição ocorre por que certos nomes encontram resistência."

Cláudio Couto, também professor da FGV, considera a demora na escolha dos candidatos como natural no período pré-eleitoral. "Esta é uma fase de preparação", classifica. Entretanto, ressalta que quanto antes as definições ocorrerem, mais proveito o candidato terá.

Líderes partidários minimizam eventual vantagem que Marinho possa ter em função das demoras. O presidente municipal do PSDB, vereador Admir Ferro, ressalta que é cedo para desenhar o quadro de candidatos. "Queremos resolver isso até 31 de março."

O mandatário do diretório local do PPS, André Sicco, reconhece que nenhuma definição ocorrerá antes do Carnaval. "Isso não nos atrapalha. O partido está trabalhando esta questão."

O presidente municipal do PMDB, Vanderlei Jueli, avalia que a indefinição é natural do momento, mas não quer protelar a decisão. "Não queremos deixar nossos pré-candidatos na incerteza."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;