Setecidades Titulo Hip hop
Prefeito recebe projeto Matéria Rima

Parceria entre escolas públicas e hip hop levou ao reconhecimento no prêmio Itaú-Unicef

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
17/12/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), recebeu ontem os integrantes do grupo Matéria Rima, que leva a cultura do hip hop para 960 alunos de 15 escolas públicas da cidade. O projeto foi o vencedor da etapa nacional do Prêmio Itaú-Unicef e foi escolhido entre quase 2.000 inscritos.

O intuito do prêmio é incentivar e dar visibilidade às parcerias entre entidades e escolas públicas. Além do troféu, a organização e a escola que foi inscrita, a EE Sagrado Coração de Jesus, no Jardim Alba, receberam R$ 100 mil.

Conforme explicou o idealizador do projeto, Jodson do Nascimento Silva, conhecido como Joul, a decisão de qual escola participaria do prêmio foi difícil. “Todas são importantes, mas acabamos escolhendo a Sagrado Coração porque ela não tem quadra”, disse.

O Matéria Rima leva aulas de grafite, dança e rap para as salas de aula. Nas letras, os estudantes do Ensino Fundamental aprendem a não mentir, recusar a experimentar drogas, além de aprender o conteúdo de disciplinas como Português e Matemática. “Era uma coisa que eu tinha dificuldade, então, usava a música para me ajudar. Além dessa importância educacional, a gente quebra o preconceito com o hip hop, já que muita gente diz que é coisa de marginal, mas não é. Ele também representa uma oportunidade para todas essas crianças, algo novo”, afirmou Joul.

Um dos atuais projetos do Matéria Rima é a finalização de DVD com 15 clipes das canções. Cada um foi produzido em uma escola e estrelado e elaborado pelas crianças. “Fizemos uma pesquisa sobre o que elas mais tinham dificuldade. A partir daí, elaboramos a letra, junto à nossa coordenadora pedagógica e às crianças, que tiveram toda a ideia para os vídeos”, explicou Joul.

O prefeito afirmou que é um orgulho o projeto fazer parte do cotidiano dos alunos de Diadema desde o início da sua gestão. “Estava em um evento quando vi a versão do Matéria Rima para o Hino Nacional em hip hop. Conheci o Joul e ele disse que gostaria de trabalhar com Educação. Falei para ele que se eu ganhasse as eleições para prefeito, faríamos algo. E hoje é possível ver o resultado com essas crianças.”

Segundo o secretário de Educação de Diadema, Marcos Michels, o repasse de R$ 800 mil anuais para a continuidade do projeto nos próximos anos está garantido. “Essa é uma prioridade do prefeito. Mesmo em meio à crise, temos essa preocupação de dar continuidade ao ótimo trabalho que está sendo feito”, afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;