Política Titulo Mauá
Rogério Santana troca PT pela Rede e deixa gestão Donisete

Por projeto ao Paço, vereador licenciado sai de Serviços Urbanos e retornará à Câmara

Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
04/10/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


Vereador licenciado de Mauá e secretário de Serviços Urbanos, Rogério Santana decidiu trocar o PT pela Rede Sustentabilidade para asfaltar candidatura ao Paço em 2016. Por conta da mudança, o ainda petista deixará o governo Donisete Braga (PT) nos próximos dias. A decisão foi anunciada na semana passada ao chefe do Executivo e sacramentada na sexta-feira.

Na conversa com Donisete, porém, Rogério teria condicionado sua permanência no partido e no governo ao cargo de vice na chapa do petista no ano que vem. A proposta, no entanto, foi rejeitada pelo prefeito, que tem evitado definição prematura do parceiro de campanha. “Não tem como colocar na mesa uma questão de vice sem sequer dialogar com o PT. Primeiramente, esse debate não foi feito no partido. Segundo, mesmo que tivesse sido feito, ainda temos de conversar com os demais (partidos) aliados”, discorreu Donisete.

A saída de Rogério Santana do PT já era especulada. Falava-se nos bastidores que o parlamentar licenciado negociava ingresso ao PSB. Na quarta-feira, o petista se reuniu com o ex-vereador Irmão Ozelito (SD) e, segundo relatos do ex-parlamentar, o encontro teve como objetivo fechar apoio rumo ao pleito do próximo ano, com Rogério na cabeça de chapa e Ozelito vice. O ainda chefe da Pasta de Serviços Urbanos, inclusive, já havia reunido seu grupo político e anunciado ingresso no partido da ex-presidenciável Marina Silva.

Além de alterar o secretariado de Donisete, a mudança causará prejuízo para o PT na Câmara. Detentor de cinco cadeiras, o partido segue com a maior bancada da legenda, mas novas desfiliações ainda são cogitadas internamente. Suplente da coligação PT-PSB, Dario Duarte Coelho, que ocupava a cadeira no Legislativo, deve deixar a vaga e Rogério voltará ao Legislativo.

Donisete minimizou a saída do secretário e disse que ainda não escolheu o sucessor do ainda correligionário. “A gente tem de respeitar todas as decisões partidárias. O Rogério e um militante histórico do partido e tem consciência (do que está fazendo)”, disse o prefeito.

Procurado insistentemente pelo Diário desde quarta-feira, Rogério não quis aprofundar o caso. Disse que falará somente amanhã. “Não costumo falar sobre coisas que ainda não estão acertadas. Por ora, sigo como secretário e dentro do PT”, desconversou.

DISCUSSÃO
Desde a saída do então vice-prefeito Hélcio Silva (PT), em 2013 – renunciou ao cargo para cumprir mandato tampão como deputado federal –, a vaga de número dois do Paço de Mauá segue vazia, o que acabou antecipando a discussão entorno de quem deve tentar ocupar a cadeira, na disputa pela reeleição com Donisete.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;