Política Titulo Mudança de data
PSDB adia convenções na região, mas cenário permanece

Tucanato deixou para maio definição de novas direções municipais, mas projeções perduram

Por Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
02/03/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


O PSDB adiou para 10 de maio as convenções municipais do Estado. A princípio, o processo ocorreria no domingo, mas a sigla acatou recomendação da executiva nacional, que em sua justificativa alegou que a definição das novas direções do partido nas cidades deve ocorrer posteriormente à eleição interna estadual, prevista para abril. Contudo, o adiamento não trará alterações para o cenário do tucanato do Grande ABC, que já previa eleições convergentes.

Com exceção de Santo André, em que há disputa entre o ex-vereador Marcelo Chehade e José Carlos Acemel, o Espanhol, que almejam o cargo, as demais cidades terão candidatos únicos para exercer mandato no biênio 2015-2016.

Situação à parte ocorre em Rio Grande da Serra. A possível expulsão do prefeito Gabriel Maranhão da legenda deixou incerto os rumos do diretório, que é atualmente liderado por Luis Castilho. Maranhão será julgado pela executiva estadual, por ter declarado voto para a presidente Dilma Rousseff (PT), na eleição do ano passado, contra o tucano Aécio Neves.

De acordo com o coordenador regional do PSDB, Márcio Canuto, o adiamento atrapalha apenas o trabalho logístico em cada município. “O que de fato ficou ruim foi que os diretórios já tinham feito convocações, locado espaços e agora será necessário cancelar. No mais, não acredito em mudanças nas projeções”, explicou.

Em São Bernardo, o comando ficará novamente nas mãos do ex-vereador Admir Ferro, enquanto em São Caetano o líder será o parlamentar Beto Vidoski. No diretório diademense, o posto voltará a ser ocupado pelo ex-prefeito e atual secretário da Saúde da cidade, José Augusto da Silva Ramos.
Em Mauá e Ribeirão Pires, os atuais presidentes, Joelson Alves dos Santos, o Jotão, e Cézar de Carvalho, respectivamente, serão reeleitos.

Na região, o partido busca recuperação de prestígio, depois de pífia atuação na eleição municipal de 2012.

No último processo eleitoral, a sigla foi coadjuvante. Venceu a eleição apenas em Rio Grande da Serra, com Maranhão, e encabeçou outras duas candidaturas, porém, com fracos desempenhos em Diadema, com Maridite Cristóvão, e em Mauá, com Edimar da Reciclagem.
“A missão é trabalhar pelo fortalecimento para recuperar imagem forte na região”, adicionou Canuto 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;