Memória Titulo Memória
Em Ribeirão Pires, duas vezes 90 anos

Chegamos a Ribeirão Pires e à Escola Estadual Dom José Gaspar...

Por Ademir Medici
21/01/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Chegamos a Ribeirão Pires e à Escola Estadual Dom José Gaspar, a mais antiga em funcionamento na cidade, uma das 100 mais antigas do Estado, juntamente com os grupos escolares de Santo André, São Bernardo, São Caetano e Paranapiacaba. A Dom José Gaspar que, em 2011, celebrou, em festa, os 90 anos desde que foi criada como Escolas Reunidas.

Assim, são duas datas importantes do seu início:

1921 – Em 8 de agosto, a cidade reúne quatro escolas isoladas para o surgimento das Escolas Reunidas de Ribeirão Pires. O professor Benedito Ferreira da Costa é nomeado o primeiro diretor.

1925 – Juntamente com São Bernardo, Paranapiacaba e várias outras escolas reunidas da Capital e Sorocaba, as Reunidas de Ribeirão Pires ganham o status de grupo escolar.

NOVO GRUPO

Em 1925, o Grupo Escolar de Ribeirão Pires nasceu da anexação das 1ª e 2ª Femininas, 1ª e 2ª Mistas das Reunidas locais, mais a 3ª Mista e a Masculina do Rio Grande, hoje município de Rio Grande da Serra.

Para diretor do novo grupo foi indicado o professor João Ayres, diretor das Escolas Reunidas. Também foram nomeados os professores que já lecionavam em Ribeirão Pires: Antonio José Bonifácio Martins, Sylvia D’Elia, Carmen da Silva Braga, Durvalina de Oliveira, Ida Pomponet e Regina Hallier (esta interina).

O quadro do magistério local foi completado com a professora Isabel de Almeida Campos, da Escola Mista Rural, da localidade Viúva, em Ribeirão Pires; e professor João Quedinho Wolff, da Escola Masculina do vizinho Rio Grande.

Este era o quadro em janeiro de 1925. A instalação do Grupo Escolar de Ribeirão Pires se daria no início das aulas daquele ano letivo, com algumas modificações importantes. E muita coisa mais se modificaria em 90 anos de história, como nos contará a historiadora da escola, professora Silvana Amélia Lampi.

Diário há 30 anos

Domingo, 20 de janeiro de 1985 – ano 27, nº 5728

Trólebus – O que dificulta a implantação deste meio de transporte no Grande ABC; o fim de várias linhas de ônibus; continua o temor dos motoristas; empresas não serão prejudicadas; mais fácil em São Bernardo e Diadema.

Uma mesa-redonda é realizada sobre o assunto no Diário. Entre os participantes, Celso Daniel, representante da Associação dos Usuários de Transportes Coletivos de Santo André, e Oswaldo Cruz, presidente do Sindicato dos Condutores de Veículos do ABC.

Coordenam os debates: Susete Davi, Giuseppe Lo Russo e Ademir Medici.

Periferia (nova série de reportagens) – Santo André invade o verde. E sonha. Durante uma semana, o Diário focaliza cidade por cidade.

Justiça – Desde 1980 vem diminuindo o número absoluto de inquéritos policiais enviados ao Fórum de Santo André. Reportagem: Antonio Diniz.

Anúncios – Mais de 1.000 ofertas de empregos. Procure o seu nos classificados do Diário do Grande ABC.

Em 21 de janeiro de...

1910 – Lei número 50 proíbe os veículos de trafegarem com carreira dentro dos povoados do município de São Bernardo, hoje Grande ABC.

Dos termos da lei: “Automóveis e bicicletas terão marcha moderada, não excedendo a 6 km por hora, isto dentro do perímetro de cada povoado”.

Quais eram os povoados? A Vila de São Bernardo, as estações de Santo André, Pilar (Mauá), Ribeirão Pires, Rio Grande, Campo Grande, Alto da Serra (Paranapiacaba), Meninos (hoje Rudge Ramos), Piraporinha, Colônia Rio Grande (Riacho Grande) e daí por diante.

- Lei número 51 autoriza o prefeito Alfredo Flaquer a fazer contrato provisório para conservação e consertos da Estrada do Vergueiro a partir do km 10 e até o km 26.

1915 – João Duarte mata a tiros o carroceiro Firmino Antonio Soares, solteiro, 19 anos, filho de Fermiano José de Oliveira, residente em Ribeirão Pires. Duarte evadiu-se. Ciúmes teriam provocado a desavença.

- A guerra. Da manchete do Estadão: ‘Os franceses reconquistam brilhantemente todas as posições no bosque de La Grurie’.

1965 – Realizado no Hospital das Clínicas, em São Paulo, o primeiro transplante renal da América Latina.

Santos do dia

- Inês ou Agnese (estampa) sofreu o martírio em Roma na segunda metade do século 3 ou no começo do século 4. O papa Damaso ornou o seu túmulo com 16 versos sacros, narrando a sua vida e exaltando as suas virtudes

(cf. J. Alves, <CF162>Os Santos de Cada Dia</CF>. Paulinas, 2002).

- Epifânio

- Frutuoso

Hoje

- Dia Mundial da Religião

- Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;