Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Por que existem diferentes cores de pele?
Por Tauana Marin
Diário do Grande ABC
11/01/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


A cor da nossa pele é determinada pela melanina – substância produzida pelo nosso organismo. A quantidade que temos do pigmento determina se nossa pele será branca, ruiva, amarela, morena ou negra, e também qual será a cor dos olhos e do cabelo.

As células responsáveis por produzirem essa substância são chamadas de melanócitos e ficam situadas na epiderme do corpo. Todas as pessoas possuem o mesmo número de células, o que muda é a quantidade de melanina produzida.

GENÉTICA  - Quando nos formamos dentro da barriga da mãe, adquirimos aos poucos nossas características físicas. É como se pegássemos os perfis do pai e da mãe e os misturássemos. Portanto, a quantidade de melanina que nossas células vão produzir é determinada pela nossa genética (código de características). 

As pessoas com pele negra produzem mais a substância do que as com pele clara. Os ruivos (com sardas no corpo e cabelos avermelhados) são os que menos têm. 

PROTEÇÃO - Quanto mais nos expomos ao Sol, mais melanina produzimos. A substância, além de dar cor à nossa pele, age como se fosse um filtro solar, fazendo a proteção contra os raios ultravioleta – aqueles que são nocivos à nossa saúde e que provocam queimaduras. Nos bronzeamos quando estamos na praia ou na piscina porque a quantidade de melanina aumenta. 

Cuidados com a pele são importantes

A pele é o maior órgão do corpo humano. Ela reveste todos os ossos e demais órgãos. Por isso, é tão importante cuidar bem dela. O Sol pode se tornar inimigo se não tomarmos alguns cuidados.

Quando vamos à praia ou à piscina, por exemplo, é preciso escolher os melhores horários para evitar queimaduras e vermelhidão no corpo. Segundo os médicos, deve-se evitar o período entre 10h e 16h, quando os raios solares são mais fortes e perigosos.

O uso de protetor solar é essencial todos os dias, principalmente no rosto e nos braços, que ficam mais expostos. Passar hidratante após o banho também ajuda. Outra dica é evitar água muito quente no inverno para a pele não descamar com facilidade. 

Ficar bastante tempo sob o Sol também provoca envelhecimento precoce do órgão, assim como o aparecimento de manchas. Neste verão, não esqueça também de proteger os lábios e passar protetor adequado.

CURIOSIDADES: As pessoas albinas são totalmente brancas – inclusive os pelos e o cabelo – porque o organismo não produz melanina suficiente. Também há animais com essa característica.


- Em média, nossa pele se renova a cada 15 dias. Ao tomar muito Sol, aceleramos esse processo e acabamos descascando.

Pergunta de Carlos Daniel Canuto Teixeira,8 anos, de Diadema, tem curiosidade em saber por que as pessoas têm tons de pele diferentes. “Tem gente que é branca, outras são negras. Não 

sei se tem relação com o quanto ficamos no Sol”, afirma o garoto.

Consultoria de Jefferson Alfredo de Barros, professor de Dermatologia da Faculdade de Medicina do ABC, e de Fátima Rabay, dermatologista e integrante da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;