Cena Política Titulo
Seria a vitória do povo sobre os poderosos?
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
11/04/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Amanhã será realizada em São Caetano eleição para definir o presidente do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança). Trata-se de grupo de munícipes que se reúne mensalmente com representantes dos órgãos de Segurança para discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução dos problemas do setor no município. Aparentemente é um fórum apartidário, que trata de assunto sério e de maneira técnica. Mas o desenrolar da campanha eleitoral tem sido tenso. O conselho está sendo disputado com unhas e dentes por políticos da cidade. Vereadores estão envolvidos no processo, fazendo cadastro das pessoas que estarão aptas a votar – a partir de ficha preenchida e entregue à Polícia Militar, o cidadão tem direito a voto. Integrantes da Prefeitura também se dedicam ao pleito. Entidades de classe se movimentam. Virou cavalo de batalha partidário. Apesar da atuação restrita do Conseg, avalia-se que é melhor um aliado no comando da entidade, para não causar problema, do que alguém mais combativo ao poder público. No meio disso tudo, grupo de moradores de São Caetano e da divisa com São Paulo, afetados pela violência rotineira da região da Avenida Almirante Delamare, resolveu se unir para entrar na disputa. E, pasmem, há quem garanta que esse pessoal é que vai levar a melhor na urna. Seria a vitória do povo sobre os poderosos? Amanhã saberemos.

Em outra
Vereador de São Bernardo e filho do ex-presidente da República de mesmo sobrenome, Marcos Lula (PT) tem atuação discreta na Câmara. Não discursa, não debate. Tem feito papel de aliado do governo municipal sem destaque. Mas se dedica a outro ramo de atividade: fotógrafo. No jogo do São Bernardo contra o Marília, quarta-feira, estava na arquibancada com sua máquina.

Ignorado
Ex-presidente do Sesi, Jair Meneguelli tenta insistentemente contato com o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), para debater a conjuntura do PT de São Caetano. O ex-deputado quer se reinserir na discussão partidária, hoje dominada pelo vereador Pio Mielo (PT), que tem certa proximidade com o são-bernardense. Por enquanto, Meneguelli está sendo ignorado.

Billings
Bancada do PT na Assembleia lança quarta-feira frente parlamentar em defesa da Represa Billings. Os quatro deputados petistas que representam o Grande ABC no Parlamento paulista (Ana do Carmo, Teonílio Barba, Luiz Fernando Teixeira e Luiz Turco) coordenarão o grupo. Estão envolvidos representantes do Consórcio Intermunicipal e universidades da região.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;