Cultura & Lazer Titulo Geek
Trekkers, o encontro

Grupo organiza hoje evento em homenagem aos
20 anos de estreia da série ‘Star Trek: Voyager’

Rodrigo Mozelli
11/04/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


 Quem nunca se deixou conquistar por, ao menos, uma série, filme ou quadrinhos que atire a primeira pedra. Agora, imagine quem é realmente fanático por essas produções, do tipo que possui vários artigos de coleção em casa e promove encontros com outros fãs só para ter a chance de falar mais sobre o tema. Pois conheça o grupo Trekker ABC Sci-Fi e Cia., responsável pela organização do evento
E 20 anos se Passaram – Star Trek: Voyager, a ser realizado hoje, das 12h às 18h na Estação Jovem (Rua Serafim Constantino), em São Caetano, com entrada franca. A ideia é homenagear os 20 anos da estreia de Star Trek: Voyager – no ar entre 1995 e 2001 – por meio da exibição de episódios, palestra do jornalista e ilustrador Paulo Maffia, lançamento da HQ Star Tranko, paródia do seriado com personagens da Disney, concurso de cosplayers (fantasias) e outras atrações.

A dupla Ricardo Marques Lanes, 50 anos, que trabalha com serviço gráfico, e Kleber Mulero de Toledo, 42, professor de Química, de São Bernardo, são as ‘pontas do iceberg’ de um grupo de 15 pessoas. “Surgiu há dez anos, mas há três começamos com os eventos abertos”, contam. Entre eles existe de advogado a técnico em informática e, principalmente, ‘loucos’ que adoram ciência. “É salada de pessoas que querem divulgar a ciência para os participantes”, felicita Kleber.

No começo, o grupo se reunia em casa com única pretensão: assistir a filmes e seriados. “Mas a quantidade de pessoas cresceu tanto que tivemos de transferir nossos encontros para um lugar maior”. A primeira ‘reunião em larga escala’ foi feita em São Bernardo, mas o evento foi transferido para São Caetano. “Santo André e Diadema reclamam conosco, pois querem que façamos o evento lá também. Nosso plano é levar para São Paulo”, diz Ricardo, que explica que “cada edição tem um tema diferente”.

O foco do grupo são as produções de ficção científica e aventura, “que é o que mais gostamos. Mas, mesmo assim, abraçamos de tudo”, conta Kleber. Coleções e raridades não faltam. “Somando os integrantes, já ultrapassamos mais de 40 terabytes de conteúdo”, expõe Ricardo, que possui 16 mil quadrinhos, mais de 400 DVDs de seriados (dispostos sob a miniadega de seu apartamento), cerca de 1.000 discos e grandes pilhas de CDs, além de um LD (Laserdisc, tecnologia anterior ao DVD) de Star Trek. “É uma bagunça divertida”, define Ricardo sobre essa gigantesca coleção, que também possui itens que ele jamais abriu. “É coisa de colecionador mesmo”, completa.

Já sobre o diferencial do Trekker ABC em relação a outros grupos, ele compartilha “todo o acervo, além de legendarmos todo tipo de conteúdo”, ressalta Marques. Eles deixam claro que o compartilhamento destas histórias não é em vão e também não é unicamente para divertir os participantes. “Existem pessoas que se reúnem aos sábados para jogar futebol. Nós nos reunimos para assistir a seriados. Sobretudo, queremos conhecer mais gente que gosta das mesmas coisas”, diz Ricardo. A dupla ainda afirma acerca dos trekkers: “A cada ano viajamos à Bertioga, mas com o detalhe de não ir à praia. Fazemos da casa onde ficamos verdadeira lan house.” Eles gargalham bastante ao lembrar dessas e outras histórias que viveram juntos. “Uma vez, das raras em que andamos no calçadão de Bertioga, me peguei explicando sobre física quântica. Imagine quatro loucos na praia falando sobre isso. Se contássemos todo o resto pelo que passamos, vocês (reportagem) ficariam dias aqui”, brinca.

Quer conhecer mais sobre o Trekker ABC? Então envie e-mail para trekkerabc@gmail.com ou acesse no Facebook a página TrekkerAbc. Confira acima a programação dos eventos do grupo até novembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;