Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 16 de Abril de 2024

Opinião: 5 provas de que o futuro chegou e revolucionou a sua casa
Por Da Redação
Do 33Giga
04/11/2019 | 14:48
Compartilhar notícia


*Por André Pontes

Recentemente, a história de uma garota que tuitou pela geladeira, após ter o celular confiscado pela mãe, viralizou pela internet. O que surgiu com uma história engraçada chama atenção para uma grande evolução dos eletrodomésticos que, cada vez mais, integram funções muito além do usual.

Leia mais
5 apps de edição de fotos queridinhos dos influenciadores
Os 50 vídeos mais odiados do YouTube
O que é TikTok? Saiba tudo sobre a plataforma de vídeos curtos

Para mim, essa transformação está relacionada ao crescimento exponencial no uso de tecnologias de conectividade. O consumidor não quer mais perder tempo. Enquanto ele está no trabalho, quer colocar a roupa para lavar e, no caminho de volta, já ligar o ar condicionado para encontrar um ambiente com a temperatura agradável ao chegar em casa.

Por esse motivo, o novo comportamento do cliente modela a estratégia de portfólio das empresas e hoje é possível encontrar no mercado diferentes produtos com tecnologias de conectividade que permitem o controle e programação de forma remota.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Além da criatividade dos usuários no manuseio desses produtos, o que realmente surpreende é a totalidade de funções que eles podem ter, me fazendo acreditar que já dividimos parte do futuro automatizado no qual vivia a família Jetson, nos desenhos de Joseph Barbera e William Hanna.

E para provar essa realidade, listo abaixo 5 itens que provam que é possível ter a casa do futuro hoje.

Geladeira: esse eletrodoméstico já supera todas as expectativas dos consumidores com suas diferentes funcionalidades. Já é possível encontrar refrigeradores que permitem que você visualize o conteúdo interno sem ter que abri-los.

Ar condicionado: os modelos mais modernos possuem tecnologia de conectividade. Emitem um alerta no smartphone dos consumidores quando o filtro precisa ser higienizado e gráficos de consumo de energia. Além de poderem ser monitorados à distância, por meio de um aplicativo, o que possibilita ao usuário chegar em sua casa e já em um ambiente agradável, é possível encontrar no mercado aparelhos que possuem assistente virtual e realizam suas funções por meio de comando de voz.

Lava e seca: foi-se o tempo que os tecidos mais delicados eram motivo de preocupação! Hoje, algumas lava e seca possuem inteligência artificial que, após feito a escolha do programa de lavagem, reconhecem o tipo de tecido e, automaticamente, faz a lavagem de forma personalizada e com maior proteção aos tecidos. Além disso, esses eletrodomésticos também já integram tecnologias de conectividade, o que possibilita o acompanhamento remoto de todo o ciclo da lavagem em andamento pela tela do smartphone.

Aspirador: a novidade é que alguns aparelhos de aspirador de pó são verdadeiros robôs que obedecem a comandos de voz, por meio de um assistente virtual. Assim, ao receber a ordem de aspirar, ele sai da sua base e inicia a limpeza da casa sozinho e, ao finalizar, retorna e desliga.

Armário de roupas: “mas isso não é um eletrodoméstico!” Calma, se ele for um armário inteligente, que possui tecnologia de conectividade, seca e higieniza as roupas, sim, ele é um eletrodoméstico high tech que não poderia ficar de fora dessa lista!

O que mais gosto é poder interagir e comandar os eletrodomésticos de forma integrada pelos aplicativos das marcas, podendo conectar diferentes produtos ao mesmo tempo. Selecionando a função “sair de casa”, por exemplo, consigo desligar todos os eletrodomésticos que estejam inseridos na programação. Incrível, né?!

É evidente, portanto, que o segmento de linha branca está focado em soluções para casas conectadas, e isso trará cada vez mais facilidade e comodidade aos consumidores. Nesse contexto, destacam-se os grandes players de mercado que conseguem inovar, surpreender e tornar o dia a dia do cliente cada vez mais prático.

Viver o futuro hoje é muito fácil. O que antes só era possível através de TV’s com baixa resolução e pouca praticidade, hoje é possível apenas através de um toque em uma telinha.

*André Pontes, gerente de produtos de H&A da LG Electronics do Brasil

Confira quais são os vídeos brasileiros mais assistidos do YouTube.

 

 
 
<
>



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.