Setecidades Titulo
Billings: revezamento na limpeza
Por Luciana Sereno
Do Diário do Grande ABC
18/09/2004 | 17:36
Compartilhar notícia


O esquema de revezamento das equipes de Santo André, São Bernardo, Diadema e Ribeirão Pires para a retirada da Salvinia s.p está definido. Funcionários de cada prefeitura vão trabalhar dois dias, ajudados pela Sabesp (veja quadro nesta página). Há dois meses, a planta aquática se prolifera desordenadamente pela represa Billings. Apesar de definidos os dias de trabalho de cada grupo, o Consórcio Intermunicipal do ABC solicitou à Sabesp uma reunião para o início da próxima semana. O objetivo é definir “a integração da operação”, segundo explicou o assessor da presidência e do subcomitê de Bacias da Billings, Marcos Bandini.

Nesta sexta, pelo menos 25 homens (entre funcionários das prefeituras de Diadema, de São Bernardo e da Sabesp) trabalharam na barragem da represa, no braço do Rio Grande, altura do Km 29 da via Anchieta. É nesse trecho que as plantas se aglomeram. Das 8h Às 16h, os operários conseguiram recolher oito caminhões da Salvinia. “Mesmo assim dá a impressão de que não vai acabar nunca”, disse um dos homens da equipe de Diadema. Neste sábado e domingo, o trabalho de retirada da planta continua.

O mutirão foi proposto há uma semana. Nesta sexta, porém, a mão-de-obra para combater a praga dobrou. No dia anterior, a quantidade de homens em operação não foi superior a dez. Além disso, foi a primeira vez que a equipe da Sabesp se juntou aos operários dos municípios. Nesta sexta, a Sabesp também melhorou o maquinário. Colocou em operação uma embarcação mais possante para puxar as plantas para a margem da represa.

Limpeza – A partir das 9h deste sábado, cerca de 60 grupos de proteção à qualidade da água da Billings participam de um mutirão para limpar as margens da represa. A ação integra o Dia Mundial de Limpeza do Planeta. Às 11h30, as equipes se reunirão na prainha do Canaã para retirar lixo reciclável. As instituições avisam que qualquer pessoa que queira colaborar com o mutirão pode participar. O material será usado por artistas da região e da capital para a confecção de esculturas.

Outro grupo que estará concentrado na limpeza da represa são os moradores da Chácara Porangaba, em São Bernardo. Os proprietários das 86 chácaras do local estarão mobilizados na limpeza dos 5 km da estrada Ribeirão dos Soldados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;