Cultura & Lazer Titulo
O profeta
Por Gabriela Germano
Da TV Press
14/10/2006 | 22:17
Compartilhar notícia


Nesta segunda, o drama dos escravos e a coragem de Sinhá Moça cederão o horário das 18h às premonições de um bondoso rapaz chamado Marcos. A Globo estréia a novela O Profeta, uma adaptação da trama de mesmo nome escrita por Ivani Ribeiro, que foi exibida em 1977 na TV Tupi. A supervisão de texto é de Walcyr Carrasco. “O Profeta é essencialmente uma novela de Ivani. O texto dela é maravilhoso e tenho muito respeito por essa mulher”, diz Walcyr.

Diferentemente da primeira versão, que se passava na mesma época em que a novela era exibida, o remake da Globo tem como pano de fundo a década de 50. Essa opção, de acordo com a autora Thelma Guedes, foi proposital. “Os anos 50 dão um colorido especial à história e aos romances da trama”, afirma. Para retratar o período, os profissionais responsáveis pela caracterização e pelo figurino foram buscar inspiração em astros e estrelas de Hollywood. Marilyn Monroe, por exemplo, é o modelo principal para Teresa, personagem de Paula Burlamaqui. Já James Dean foi referência para o topete de Tony, vivido por Daniel Ávila.

Como praticamente toda a trama se passa no bairro paulistano da Barra Funda, a equipe de cenografia também suou a camisa para reproduzi-lo no Projac, na Zona Oeste do Rio. A cidade cenográfica ocupa uma área de sete mil metros quadrados.

Mas é com muitas cenas externas, gravadas no interior do Rio Grande do Sul, sob os olhos atentos do diretor Mario Marcio Bandarra, que a história de O Profeta tem início. Tudo começa com o menino Marcos, interpretado pelo ator-mirim Gabriel Moura. Desde criança, ele tem o poder de prever acontecimentos. Só não pode evitá-los. E apesar de ter uma sensação estranha quando seu irmão diz que vai tomar banho no rio, Marcos não consegue convencê-lo a desistir. O garoto morre e, depois disso, a vida de Marcos muda completamente. Ele vai para São Paulo, tentar a vida na cidade onde mora sua irmã. “É lá que ele encontra o amor de sua vida e tem de decidir como vai lidar com seus dons”, explica Thiago Fragoso, que passa a representar Marcos na juventude. A paixão a que Thiago se refere é Sônia, menina doce que, apesar de estar noiva de outro homem, não resiste a Marcos. “Ela vai largar um casamento certo para mergulhar em um amor que não sabe onde vai dar”, afirma Paola Oliveira, que dará vida à personagem.

Mas o casal não viverá em paz. Camilo, vivido por Malvino Salvador, inconformado em perder Sônia para Marcos, fará de tudo para manchar a imagem do moço. “Ele é um cara que não aceita perder. Quer ganhar sempre”, resume Malvino. Para pôr em prática suas falcatruas, ele conta com a ajuda de Ruth, personagem de Carol Castro. Ela não hesita em aproveitar os dons de Marcos para ganhar dinheiro. “Ruth gosta dele, mas vai desvirtuá-lo. Logo que o conhece, começa a maquinar formas de se dar bem com suas visões”, revela a atriz.

Como se não bastassem duas garotas disputando o coração de Marcos, Carola – interpretada por Fernanda Souza – também entra na briga. O problema é que ela é desajeitada e tem alguns quilinhos a mais. Na primeira versão da novela, no entanto, foi justamente o patinho feio que ganhou o coração do profeta. Desta vez, porém, Fernanda garante que não sabe como será o fim da história. Tudo dependerá da química entre a Carola e o Marcos.

A forte presença de personagens cômicos é uma das grandes novidades da atual versão de O Profeta. “Acrescentamos núcleos de humor, o que, na idéia original, foi trabalhado pela Ivani de modo muito sutil”, destaca Duca Rachid, uma das autoras da trama. Ao lado da também autora Thelma Guedes, ela criou um núcleo de feirantes, que tem como um dos personagens o peixeiro Tainha, vivido por Rodrigo Faro. Há ainda uma família de picaretas encabeçada pela falsa cartomante Rubia, de Rosi Campos, além de um casal formado por um homem mais velho e uma moça fogosa que o trai, papéis interpretados por Nuno Leal Maia e Juliana Baroni, respectivamente.

Fernanda Rodrigues, que nunca fez comédia na TV, está empolgada com a possibilidade de interpretar Gisele, manicure e filha da cartomante Rubia. A mocinha tenta descobrir o máximo de informações sobre suas clientes do salão e passa todos os dados para sua mãe, que finge acertar as previsões. “Ela é parceira da mãe na picaretagem. Adorei de cara o convite para fazer esse pape”", comemora a atriz. Além de armar com a mãe, Gisele é metidinha e vai se fazer de difícil para o peixeiro Tainha, que faz de tudo para conquistá-la. “Ela é fresca e ele fede a peixe. Nós vamos viver situações hilárias juntos”, aposta Fernanda.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;