Setecidades Titulo Audiência Pública
Audiência irá debater sistema de transporte de Santo André

Encontro agendado para o dia 23 pretende discutir, entre outros temas, a concessão de gratuidades

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
14/11/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 A Câmara de Santo André agendou para o dia 23, a partir das 19h, a realização de audiência pública para debater o futuro do transporte público municipal da cidade. O encontro, suspenso anteriormente, foi convocado pelo vereador Willians Bezerra (PT). Na oportunidade, a expectativa é a de que especialistas da área e representantes da sociedade discorram sobre série de temas envolvendo os anseios de empresários, trabalhadores e usuários do sistema.

“A proposta é que cada um destes três atores possa colocar o seu ponto de vista em relação ao sistema de transporte público da cidade para debater possíveis avanços do serviço oferecido aos moradores de Santo André”, explica Bezerra.

Ponto que tem sido debatido por municípios do Grande ABC desde o início do ano, a revisão da gratuidade, segundo o vereador, está entre os assuntos pautados para a audiência pública.

Visto por especialistas como sistema que tornou-se “inviável” em decorrência do aumento gradativo de beneficiários, a gratuidade tem contemplado cerca de 37% dos usuários de coletivos municipais de Santo André. “Se levados em consideração os dias úteis de novembro, é possível afirmar que quatro em cada dez usuários não pagaram as tarifas”, afirma Luiz Marcondes de Freitas Jr., gerente geral da Aesa (Associação das Empresas do Sistema de Transporte de Santo André).

O aumento significativo das gratuidades, concedidas para estudantes e idosos acima de 60 anos, conforme especialistas, tem colocado o sistema de transporte municipal de ônibus à beira de um colapso. Em entrevista recente concedida ao Diário, o especialista em transporte público Rodrigo Verroni, formado em Engenharia pela Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo) chegou a alertar sobre os riscos do benefício. “O sistema de tarifa de Santo André é semelhante ao de outros municípios, mas o número de pessoas que não pagam passagem não é tão grande quanto aqui (em Santo André)”.

Para o diretor de Transportes Públicos da SATrans – autarquia que gerencia o sistema municipal de transporte da cidade, José de Araujo, a audiência pública tratá a oportunidade de empresários apresentarem à sociedade os impactos do modelo atual do sistema. “Será uma oportunidade de os usuários conhecerem a fundo como como funciona a concessão do transporte em relação ao custeio do sistema e, dessa forma, encontrar o melhor caminho para sanar a questão das gratuidades”, pondera.

Presidente da Câmara de Santo André, o vereador Almir Cicote (Avante) vê o encontro como oportunidade de debater diversos aspectos do serviço com a população. “Teremos sindicato dos motoristas, sociedade civil, organização que discute a questão da tarifa, alguém ligado ao setor das empresas de ônibus. Então, como já existe um questionamento com relação às tarifas, qualidade do serviço, talvez, esse seja momento oportuno para debater na audiência de forma transparente.”

A partir dos apontamentos feitos durante a audiência pública, a Câmara irá elaborar um documento que será encaminhado à Prefeitura de Santo André com a finalidade de a administração municipal avaliar quais projetos podem ser implantados para a melhoria do sistema.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;