Internacional Titulo
Maliki se reunirá com Bush, apesar das ameaças de Sadr
Por Da AFP
26/11/2006 | 16:44
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki, se encontrará com o presidente americano, George W. Bush, apesar das ameaças do líder radical xiita Moqtada al-Sadr de se retirar do governo, declarou neste domingo o conselheiro iraquiano para a segurança nacional, Muaffak al-Rubaye.

O movimento de Sadr ameaçou na sexta-feira se retirar do governo e do Parlamento se Maliki mantivesse sua reunião com Bush, prevista para os dias 29 e 30 de novembro em Amã.

"Eu não tenho dúvidas de que o primeiro-ministro vai se encontrar com o presidente Bush em Amã nos próximos dias, e de que eles vão evocar assuntos muito importantes sobre o Iraque e a transferência de responsabilidades em matéria de segurança", disse Rubaye à CNN.

Na opinião do conselheiro iraquiano, a ameaça de Sadr não é séria. "Trata-se de um governo estável, que conta com o apoio das três principais comunidades e dos três principais blocos parlamentares", afirmou.

Além disso, segundo ele, o governo iraquiano não seria tão afetado pela renúncia dos ministros do partido de Sadr. "Não acho que a retirada de algumas pessoas do gabinete levará a uma derrubada do governo", minimizou.

O movimento de Moqtada al-Sadr tem 30 deputados no Parlamento e vários ministros, entre os quais os da Saúde e das Comunicações.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;