Política Titulo
Deputados vão ao STF discutir cláusula de barreira
Da Agência Câmara
23/11/2006 | 11:18
Compartilhar notícia


Parlamentares do Psol, do PcdoB e do PV se reúnem nesta quinta-feira com a presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministra Ellen Gracie, para uma nova rodada de negociações em torno da cláusula de barreira - exigência da lei eleitoral para que os partidos tenham direito ao funcionamento nas Casas legislativas, a recursos do Fundo Partidário e ao horário gratuito na televisão.

Para atingir a cláusula, o partido precisa obter 5% dos votos válidos dados a deputado federal em todo o país, distribuídos em pelo menos nove estados, com um mínimo de 2% do total de cada um deles.

O partido que perder o direito a funcionamento parlamentar continua existindo como partido fora da Câmara, mas perde a condição de partido dentro da Casa. Ou seja, não forma bancada, não tem líder, não participa da divisão proporcional dos cargos da Mesa, das comissões permanentes e da Comissão Mista de Orçamento, das CPIs (Comissões Parlamentares Mistas de Inquérito) e das comissões especiais destinadas a examinar projetos de lei.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;