Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Memória
>
COLUNA
O futebol no campo da história

Memória prepara um levantamento para apresentação no Pacaembu

Ademir Médici
02/07/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


“O professor Witter assumiu o projeto de pesquisa de solo na área arqueológica ao redor da atual Matriz Velha de São Caetano como projeto financiado pelo Museu do Ipiranga em colaboração com a Fundação Pró-Memória de São Caetano.”

José de Souza Martins, de uma mensagem enviada à Memória depois da visita realizada ao local pelo passeio e bandeira cultural organizados pelo professor Jorge Pimentel Cintra, presidente do IHGSP (Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo).

***

A próxima semana será muito importante para a memória do futebol do Grande ABC. A página Memória participará, no sábado, dia 13, da 112ª reunião do MemoFut (Grupo Literatura e Memória do Futebol), no Museu do Futebol, em pleno Estádio Paulo Machado de Carvalho, no Pacaembu. Focalizaremos alguns nomes de esportistas que, ao longo dos anos, estudam o futebol no Grande ABC.

A mensagem do professor Martins, fazendo justiça ao professor José Sebastião Witter, nos faz lembrar o I Congresso de História do Grande ABC, em 1990. Uma das mesas recebeu o título de “O futebol no campo da história”, coordenado pelo professor Witter no Museu de Santo André, o hoje Museu Octaviano Gaiarsa.

Logo na abertura, Witter declarou: “Eu creio que estamos menosprezando a história do futebol e é justamente isso que está levando à desorganização e à decadência do esporte. Durante este debate, faremos uma espécie de bate-bola que, a meu ver, é o único jeito de falar sobre futebol, sem muito formalismo.”

Participaram daquele bate-bola importantes historiadores do futebol da região: Paschoalino Assumpção, Roberto Botacini, João Bosco Vallin Marques, Alberto do Carmo Araujo (Giba) e Oswaldo Lavrado.

Witter, Paschoalino, Botacini, Bosco, Giba e Lavrado partiram. Certamente eles ficariam felizes em saber que a alguns poucos quilômetros de Santo André, no vale sagrado do Pacaembu, outros historiadores do futebol se reúnem mensalmente para bater-bola como eles fizeram quase 30 anos atrás na abertura de um congresso de história que no ano que vem fará realizar a sua 15ª edição.

UM CASO – Uma para lembrar o velho e bom José Sebastião Witter, o Zé da Bronca, como ele mesmo se autodenominava. Certo dia, ele estava parado na banca do Patão, no Centro de Mogi das Cruzes, admirando as manchetes. Chega o amigo e lhe pergunta: “Como vão as coisas?” E Witter, bem ao seu estilo: “Para quem gosta do péssimo, está ótimo”.

A CENTENÁRIA CATEDRAL DO CARMO
1919-2019
Em 29 de junho de 1969 Santo André celebrou o cinquentenário do lançamento da pedra fundamental da igreja do Carmo.
Padre Mario Rimondi, vigário da antiga capela, prestou homenagem à memória do padre Luiz Capra, idealizador e fundador do templo.
Em 1969, cônego José Márcio Dias era o vigário da Catedral do Carmo e presidente da Comissão de Festejos do Cinquentenário.

Diário há 30 anos

Domingo, 2 de julho de 1989 – ano 32, edição 7107

Manchete – Inflação oficial de junho é de 24,83%; cadernetas de poupança vão pagar 25,46%.
Unidade – Sindicato de micro e pequenas empresas já têm 4.500 sócios.
SOS BAIRROS – Ruas de Rio Grande da Serra estão em mau estado.
São Bernardo  – O empresário Miguel Romano, proprietário da Auto Viação São Bernardo, ingressou na justiça contra a ocupação da empresa pela prefeitura.
Imprensa – O Diário circulava com edição especial do Diarinho, em comemoração aos 17 anos do Suplemento Infantil. Mas os festejos começaram há um mês.
 

Em 2 de julho de...

1914 –  Armando Leal Pamplona regressa da Europa. Era diretor-secretário da Companhia Melhoramentos de São Caetano.
1919  – Prossegue a greve dos trabalhadores da fábrica de tecidos Lucinda, a Ipiranguinha, em Santo André.
- Ameaçado de ser fechado o Centro Operário de São Bernardo, sob a alegação de que o mesmo não está legalizado.
- Comunica a repartição geral dos telégrafos que está suprimida por completo a censura nos serviços brasileiro e internacional.
INTERNACIONAL
- Do noticiário do Correio Paulistano: o fim da guerra. Os húngaros vão evacuar os territórios da Tchecoslováquia; o governo alemão quer lançar as bases de um novo bem-estar geral.
- Do noticiário do Estadão: os ingleses e a assinatura da paz. Os alemães cumprirão as promessas feitas? Os aliados confiam, desconfiando.
1959 – O ministro do Trabalho, Paulo Marzagão, informa, no Palácio dos Campos Elíseos, sede do governo estadual de São Paulo, que se avistara novamente com os dirigentes da greve dos têxteis da Fiação e Tecelagem Santo André, mas nada conseguira, uma vez que as partes continuam irredutíveis.
- Uma sessão cívica é realizada na Escola Industrial Julio de Mesquita, em Santo André, comemorativa à Revolução Constitucionalista de 1932. Presente uma comitiva de veteranos do movimento, vinda de São Paulo
 

Hoje

- Dia do Bombeiro 
- Dia do Hospital
-Dia da Independência da Bahia

Santos do Dia

- Pedro de Luxemburgo (França, Lorraine, 1369 – Villeneuve, 1387). Bispo de Metz, nomeado aos 15 anos, e cardeal-diácono. Faleceu aos 18 anos.

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 2 de julho:
- Na Bahia, Alagoinhas e Macajuba
- No Amazonas, Amaturá
- Na Paraíba, Curral Velho
- No Paraná, Santa Isabel do Ivaí

Fonte: IBGE
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.